DICA | Tapas - Um site para você que adora webcomics


Devo confessar que não sou uma assídua leitora de quadrinhos, principalmente quando o gênero é relacionado aos populares quadrinhos de super-heróis. Não digo que não gosto deles, pois sei que há histórias muito interessantes nesse universo, mas até hoje ainda não me aventurei a ler nenhuma dessas publicações, e acredito que o principal motivo disso seja o traço em que são feitas, que não costuma me atrair tanto.

Por esse motivo, sempre acabei me interessando mais por mangás e por quadrinhos independentes, incluindo nessa categoria as webcomics, que nada mais são do que quadrinhos independentes disponibilizados em plataformas online. 


Meu primeiro contato com esse tipo de história foi por meio de páginas do Facebook. Nos últimos três anos, esse tipo de conteúdo vem aumentando muito nessa plataforma e durante muito tempo essa era minha única forma de consumir webcomics. Apesar de achar esse tipo de divulgação bastante inclusiva, por permitir que mesmo pessoas que não têm dinheiro para comprar histórias em quadrinhos possam consumir esse material, sempre fui capaz de ver alguns problemas.

O principal deles está no fato de que muitas comunidades apenas divulgam webcomics, às vezes não oferecendo os devidos créditos aos autores das mesmas, nem possibilitando que esses artistas possam ser remunerados de qualquer forma. É claro que existem exceções.

Porém é fato que a vida de um artista de quadrinhos não é fácil, principalmente no Brasil, em que o consumo de quadrinhos nacionais é tão pequeno. Acredito que uma forma de fazer com que as pessoas valorizassem mais o trabalho desses profissionais seria fazer com que houvesse uma aproximação entre eles e seu público-alvo. Por esse e por outros motivos foi que o Tapas me conquistou. Não há patrocínio nesta postagem para que eu fale sobre o site, mas como ele representou uma descoberta na minha vida de leitora de quadrinhos, quero compartilhá-lo com vocês.



Tapas, antigamente conhecido como Tapastic, é um site que abriga uma comunidade internacional feita para aproximar os autores de webcomics de seus leitores e incentivar a divulgação de trabalhos de qualidade. Ao criar um perfil no Tapas, você pode seguir seus quadrinhos favoritos, criando sua própria biblioteca virtual de webcomics. Além disso, sempre que suas comics são atualizadas, você recebe uma notificação que lhe mostra exatamente onde você parou na leitura e quais são os capítulos novos.

Como leitor, você pode consumir o conteúdo do site de forma gratuita. Entretanto, se realmente gostar muito de uma das comics e desejar apoiar o autor financeiramente, o site apresenta todas as informações necessárias para que você faça uma doação ou, em alguns casos, até oferece a possibilidade de compra da versão impressa da obra. Além disso, você consome o conteúdo em sua forma original, o que pode ser muito útil para treinar uma leitura em outro idioma, pois a fonte é diretamente o autor da obra. Caso não se sinta preparado para algo que não seja em português, há também autores nacionais no Tapas, embora em uma quantidade pequena ainda.


Se você for um artista, também poderá fazer com que isso mude se tornando um dos autores de quadrinhos do site. Para dar visibilidade ao seu trabalho, o Tapas serve como um ótimo recurso, uma espécie de portfólio que possibilita que sua obra seja exposta, consumida, debatida e remunerada por aqueles que a admiram.

Esse site realmente me conquistou, pois o achei muito completo. Nele você encontra webcomics de ação, romance, comédia, fantasia, terror e diversos outros gêneros. Isso sem falar no lindo visual do site e na sua versão de aplicativo para celular. Pretendo trazer algumas indicações de webcomics legais que encontrei por lá em postagens futuras. Espero que tenham gostado de saber um pouco sobre o Tapas e suas diversas utilidades.  



Estamos muito felizes por dar início às nossas postagens e, por ainda estarmos começando, qualquer sugestão ou ideia que possa vir será de grande ajuda para continuarmos avançando.

6 comentários:

  1. Ótima dica. Valeu. Seu texto é muito bem escrito,um pouco longo mas acredito que nesse caso tenha sido necessário para apresentar o Tapas detalhadamente a quem não conheça.

    ResponderExcluir
  2. Oi Jéssica!

    Tudo bem? Então, vou dizer que não sou a maior fã de HQs por motivos de ter que ficar acompanhando uma série ou um universo que se estende ao infinito e além, prefiro graphic novels que são coisas que geralmente têm histórias que possuem um fim no próprio livro.

    Achei a indicação legal, eu já conhecia por conta da minha irmã que vive nele e lê o dia inteiro e inclusive já li algumas HQ's com ela! Enfim, espero que outros leitores aproveitem bastante essa dica.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Eu não conhecia esse site, mas achei bem interessante. Ele é tipo um Wattpad de quadrinhos, com a maior diferença que no Wattpad não há possibilidade do leitor comprar ou ajudar de alguma maneira o autor.
    Também não sou das maiores leitoras de HQs. Apesar de amar os filmes de heróis, não sou muito fã do quadrinhos. O que mais me interessa são as obras mais independentes, mas ainda está um pouco difícil de encontrar alguma que realmente me conquiste.
    O maior problema desse site é que a maioria das obras é em inglês e ai não rola. Mas quem sabe não encontro alguma história nacional que me desperte curiosidade?
    Adorei a dica e o post está ótimo! Parabéns!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Acabei de me sentir a tia do rolê por não ter a mínima ideia o que era a história. Sabe quando você descobre que existe um universo de histórias que não é do seu conhecimento? Foi esse momento da minha vida. E obrigada por compartilhar, que apesar de ficar meio perdida, já vou dar uma pesquisa e ler, ver se me encanto com algumas pra ler! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Sabe que eu também não sou leitora assídua de quadrinhos, apesar de na infância ler muito gibi da turma da mônica, kkkkk. Mas, queria ter mais costume de ler hqs, vejo algumas que são lançadas tão lindas. Não conhecia o tapas, adorei saber mais sobre, vou pesquisar mais e começar a acompanhar.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu também só tenho acompanhado tirinhas e quadrinhos em páginas do facebook, reconheço que estou amando e venho observando que aos pouquinhos elas vem crescendo. Não conhecia o site mas já amei demais, tudo que há de melhor hospedado em um só lugar, que lindeza! Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir