RESENHA | O Circo Mecânico Tresaulti – Genevieve Valentine





Sinopse: Num mundo pós-apocalíptico, onde as pessoas não tem mais acesso à tecnologias de ponta, uma caravana leva esperança por onde passa. Os artistas são sobreviventes de guerra que tiveram seus corpos mutilados reconstruídos com complexas estruturas mecânicas.



Editora: DarkSide Books | Páginas: 311 | Ano: 2016 | Preço: R$ 29,90


“Aqueles que têm grandes desejos nascem, não são feitos.”

Li este livro no começo do ano, mas ainda o tenho na memória com carinho. Por ter curiosidade pelo contexto circense e, principalmente, por histórias com temática steampunk, esse título despertou meu interesse facilmente.

Apesar disso, minhas expectativas para a história em si não eram tão altas. Imaginei algo simples, mas me surpreendi bastante com a criatividade de Genevieve Valentine em criar um contexto tão diferente, semelhante às distopias. É bastante interessante observar as formas como esse cenário que diverge tanto do que vivemos expressa suas semelhanças de forma sutil ao longo do livro.

Vejo esse livro como uma história sem protagonista, pois o que faz com que tudo aconteça nela é o próprio circo e a interação dos personagens entre si. Com o comando do circo nas mãos de Boss, uma mulher imponente capaz de substituir partes dos corpos de seus artistas por partes de metal e torná-los mais fortes, os demais personagens a tratam com respeito e obediência.


       De início, a impressão que tive é de que Boss era uma mulher cruel que usava seus artistas como máquinas, mas logo observamos que eles a seguem por verdadeira admiração e uma leve dependência. Um dos principais personagens que demonstra essa admiração é Little George, um garoto que foi acolhido por ela e trabalha no circo como ajudante, sem uma tarefa específica. Eu diria que ele é um dos personagens principais da história, visto que é o único que aparece em capítulos narrados em primeira pessoa.

Boss, Little George e os demais integrantes do circo convivem como uma família, o que não impede que exista muita discussão entre eles. Entretanto, a verdadeira ameaça aos membros do circo, principalmente àqueles que possuem partes mecânicas constituindo seus corpos, são os homens do governo. Sendo assim, a maior parte da história se foca na insegurança que existe entre os artistas e as autoridades que governam as cidades por onde passam.

Antes de mencionar o que mais gostei no livro, também preciso comentar sobre um incômodo que tive durante a leitura. Falarei pouco sobre isso, pois poderia ser um spoiler, mas o fato é que Boss possui uma habilidade muito importante, e achei que isso não foi tão bem abordado. Senti falta de uma explicação mais prática sobre quais são as circunstâncias que permitem que a personagem utilize essa habilidade e quais são as que a impedem. Por isso, achei que o uso desse recurso ao longo do livro foi colocado apenas em situações que a autora considerou conveniente.


Entretanto, encontrei diversas coisas que me agradaram no livro. A primeira delas foi a estrutura como os capítulos foram elaborados. De início, isso me confundiu um pouco, pois há capítulos em terceira e em primeira pessoa sem que se esclareça quem está narrando a história. Mas logo é possível perceber que os capítulos em terceira pessoa podem acompanhar qualquer um dos personagens ao invés de ter um alvo específico, enquanto que os capítulos em primeira pessoa são apenas narrados por Little George.

Me surpreendi muito com a quantidade de personagens que a autora utilizou no livro e, mesmo no espaço de poucas páginas, fez com que eles apresentassem muita profundidade. De início senti dificuldade de ligar os nomes aos personagens, mas logo que as personalidades de cada um são abordadas, fica visível o quanto são únicos e bem construídos. Nenhum vilão é completamente mau. Todos os personagens apresentam uma dualidade de sentimentos, o que os torna muito interessantes.

E falando em personagens, é realmente incrível ver a quantidade de fortes personagens femininas que surgem no livro. É raro que isso aconteça, mas posso dizer que nesse livro nenhuma das mulheres da história foram representadas de forma frágil ou dependente dos homens. Gostei de todas elas, mas minha preferida é a Bird.


Por fim, não poderia falar desse livro sem comentar também sobre as lindas ilustrações que preenchem algumas de suas páginas. O trabalho de Wesley Rodrigues foi magnífico e captou muito do que eu imaginava ser a atmosfera da história. A edição em capa dura está linda, o tamanho da fonte é bom e com certeza é uma das capas mais bonitas que já vi.

Vale a pena dar uma conferida na obra, principalmente se você gosta do contexto steampunk ou quer conhecer mais sobre o gênero.


14 comentários:

  1. Olá! Imaginava outra coisa pra esse livro! Aliás, não imaginava nada disso que li na resenha! Achei super diferente e ao mesmo tempo encantador, isso dela ir ajudando as pessoas do circo, logo tive a impressão de que erma mesmo uma grande família. Fiquei curiosa com essa coisa do governo ser perigoso, por causa das peças.. Achei incrível! Sem mencionar essa edição da Darkside que é linda! Obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  2. Ahhh esse livro é lindo demais, na verdade tudo da Darkside é maravilhoso!
    Tb como vc sou apaixonada pelo tema circos e ao ver algo tão diferente tive que comprar.
    A história é meio confusa mesmo, acho que foi de propósito, mas depois que entendi melhor a leitura foi bem tranquila.
    Adorei a resenha, deu vontade de reler e concordo demais com tudo que falou.
    Essa edição é mais linda que a anterior.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    É maravilhoso quando os autores conseguem desenvolver e explorar bem os personagens, mesmo que sejam muitos, isso é um baita ponto positivo para o livro. Realmente, a falta de uma explicação convincente é algo chato num livro, pois sempre gerará uma dúvida. A darkside é uma editora maravilhosa quando se trata de capricho com as edições, não é? Estou namorando esse livro. Só li um livro com a temática circo e foi bem interessante, por isso estou mais do que aberta a ideia de fazer essa leitura.

    Beijos,
    https://oculoselivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. já vi esse livro por aí, mas nunca tinha lido uma resenha dele.
    que pena que a habilidade do personagem não foi bem explorado, mas que bom que outros pontos fizeram você gostar da leitura.
    espero poder conferir em breve!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jéssica!
    Fico namorando essa edição, mas nunca parei realmente para saber mais sobre sua narrativa. Achei muito legal a história possuir tantos personagens assim e ter essa diferenciação quanto à narração dos capítulos, deve dar uma boa análise se pararmos para pensar porque são os capítulos do Little George que são em primeira pessoa. Tive uma fase que adorava circos e sempre achei esse universo muito rico, acho que a próxima vez que passar numa livraria vou acabar levando um exemplar dele para mim haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi.

    Que bom que li sua resenha e que o livro tenha te agradado. Eu consegui esse livro através de uma troca hoje mesmo e estava com medo de ler e não gostar da história e acabar me decepcionando. Agora estou mais tranquila e sei que provavelmente vou gostar muito da narrativa. Estou bem ansiosa agora pela leitura.

    ResponderExcluir
  7. Ah, fico feliz em saber que essa história funcionou contigo e a narrativa te prendeu tanto assim, comigo foi exatamente o contrário, achei tudo arrastado demais e em determinados momentos, chegava a me irritar com a escrita, acredita? Mas acho que foi coisa do momento, a leitura não bateu e pronto. Ainda assim, sua resenha me deixou curiosa para terminar a leitura.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Jéssica!

    É a primeira vez que leio uma resenha sobre essa história. Nem sabia que ela existia e amei a sua resenha! Confesso que não leio muitos livros desse contexto, no momento estou lendo A Fênix de Fabergé, mas embora os protagonistas e demais personagens sejam integrantes do circo me parece que a história não é muito concentrada nisso, só que ainda estou no início da história então muito ainda pode acontecer.

    De qualquer forma esse livro me atraiu e já quero dar uma chance a ele. Só que as histórias da DarkSide costuma ser tão caras! Claro que entendo o motivo, pois as edições são sempre maravilhosas, mas ainda não tive condições de adquirir um livro sequer da editora.rsrs

    Achei incrível que o livro vá pelo gênero da distopia, pois isso eu amo! E também me despertou curiosidade o fato dos personagens terem partes mecânicas. Enfim... Acho que iria gostar muito da história e seria uma leitura diferente até pela falta de reais protagonistas na obra.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. eu comprei essa edição atraída pela beleza mas acabei abandonando a leitura em poucas páginas e troquei minha edição num sebo... realmente a trama não engatou comigo... =T
    mas fico feliz que pra vc tenha sido uma grata surpresa, que vc não se decepcionou com ele...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  10. Eu sou louca para ler esse livro, eu acho essa edição da DarkSide muito linda e chama atenção em tudo. Título, capa, sinopse... tudo! Esse livro está na minha lista desde o lançamento, mas infelizmente os livros da Dark são muito caros e não dá pra eu ficar comprando assim... mas ainda terei ele na minha estante hahaha

    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Li esse livro quando foi lançado na primeira edição e me encantei completamente com o universo que a autora criou e a forma como tudo foi trabalhado, sabe? O que mais gostei nesse livro foi a construção dos personagens e como as partes mecânicas funcionam em conjunto dos humanos.
    Até a primeira edição (simples) é linda e cheia de ilustrações maravilhosas.
    Adorei reviver essa história pela sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu fiquei curiosa para ler esse livro desde a primeira vez que o vi, por causa da capa. Que arraso essa edição da DarkSide. Porém, confesso que não sabia muito sobre o enredo. Parece que a autora soube construir um universo fascinante e personagens muito cativantes e complexos. Além disso, adorei saber que há um grande número de personagens femininas fortes no livro.
    Gostei muito de saber sua opinião sobre a obra e fiquei ainda mais curiosa para ler esse livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Que fotos bem feitas!!!!
    Eu acho que eu me confundiria um pouco com essa estrutura de capítulos, mas não deixa de ser um ponto alto pra eu querer ler o livro porque me pareceu muito original!!!
    Amei a dica.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Ola!!
    Pensa num livro lindo! Me lembro que na época do seu lançamento, me apaixonei pela sinopse e resolvi adquirir o mesmo, porém, infelizmente acabei me decepcionando demais e abandonei a historia. Diferente de ti, o livro não fluiu pra mim, foi uma leitura bem lenta e arrastada, sabe? Mas, ainda assim, acredito que esse é um dos livros mais bonitos que eu tenho na minha estante até hoje!

    beijos

    ResponderExcluir