RESENHA | Coração de Tinta – Cornelia Funke




Sinopse: Quem é que nunca desejou conhecer ao vivo os personagens de seus livros prediletos? Mo, além de exímio encadernador, tem uma habilidade insólita: ao ler em voz alta, dá vida às palavras, e coisas e seres das histórias surgem ao seu lado como que por mágica. Numa noite fatídica, quando sua filha Meggie ainda era praticamente um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro misterioso chamado “Coração de Tinta” – e acabou mandando para lá sua mulher. Meggie não conhece essa história, até que um estranho visitante aparece no meio da noite. Com roupas gastas como as de um artista de circo, os dedos cobertos de fuligem, e no ombro um bicho de estimação com pequenos chifres pontudos, ele não é um estranho para Mo, que o convida a passar a noite na casa – os dois têm muito a conversar. Quando na manhã seguinte Mo avisa à filha que eles precisam fazer imediatamente uma viagem, ela entende que algo muito errado está ocorrendo. É o começo de uma aventura perigosa, cheia de acontecimentos fantásticos e reviravoltas imprevistas, que vai mudar para sempre a ideia que Meggie tem sobre os livros e suas histórias. Primeiro volume da trilogia “Mundo de Tinta”.



Editora: Companhia das Letras | Páginas: 455 | Ano: 2006 | Preço: R$ 34,30


“Por acaso você sabe como a sua história termina?”

Coração de Tinta é o primeiro livro da trilogia Mundo de Tinta. Esse volume nos conta a história de Meggie, uma garota que mora com seu pai, um encadernador de livros. Tanto Meggie quanto o pai adoram livros, mas a garota nunca entendeu os motivos dele jamais querer ler histórias em voz alta para ela, até o dia em que um estranho chega na casa dos dois.

Na verdade, o rapaz é um velho conhecido de seu pai e, por mais que o dono da casa tente evitar a presença do visitante, o recém-chegado acaba sendo o responsável por uma grande revelação na vida de Meggie. Graças a ele, a garota acaba descobrindo que seu pai possui o incrível dom de tirar dos livros tudo aquilo que lê em voz alta.

Mas essa novidade não é tudo. O excêntrico rapaz, chamado Dedo Empoeirado, também lhes traz uma terrível notícia: um dos maiores vilões que havia sido tirado de um livro agora está à procura do pai de Meggie. Inicialmente, os personagens não compreendem os motivos disso, mas logo percebem que precisam fugir e procurar um esconderijo.


Há diversas coisas que gosto neste livro, mas há algo que aparece como um ponto negativo para mim: o vilão. Capricórnio, como é chamado o inimigo de Meggie e seu pai, é um líder que comanda um grupo de homens treinados para matar às suas ordens. Ele é uma figura que impõe medo aos habitantes do vilarejo devido às simbologias que usa para se assemelhar ao Diabo, mas é difícil entender a razão pela qual seus próprios seguidores o respeitam.

Mesmo sentindo falta de um pouco de profundidade em Capricórnio, percebi o quanto a autora fez um ótimo trabalho quanto a isso em outros personagens, dos quais gostei muito. Um deles é Elinor, a tia-avó de Meggie. Acredito que todas as pessoas que gostam de livros deveriam ler Coração de Tinta, pois ele é como um relato de amor à literatura e isso é principalmente manifestado por essa personagem.

Elinor trata seus livros como tesouros e sempre se lembra de uma história ou personagem literário que possa comparar com as situações pelas quais passa. Tudo isso já me faz gostar muito de Elinor, mas o que mais me faz gostar dela é a sua força. Nem a idade e nem seu físico a impedem de ser firme, enfrentando todos com ousadia, sem abaixar a cabeça nem para os vilões.


Tão ousado quanto ela é Dedo Empoeirado, meu personagem favorito na história. Não devo falar muito sobre ele para evitar spoilers, mas posso descrevê-lo como um saltimbanco sarcástico e misterioso. Dedo Empoeirado costuma ir aonde quer carregando sua marta (animal parecido com furão) de estimação na mochila. Por seu caminho, ele faz shows de malabarismo e apresentações pirotécnicas engolindo e cuspindo fogo.

Considero esse personagem o mais complexo da narrativa. O tempo todo, ele tem apenas um objetivo em mente e faz de tudo para alcançá-lo. Por ser completamente impenetrável pelos outros personagens e pelo próprio leitor, nunca é possível saber tudo o que é de seu conhecimento e se ele é alguém em quem os protagonistas devem confiar ou não.

Além da marta de estimação, Dedo Empoeirado logo encontra alguém que está disposto a acompanhá-lo aonde quer que vá. Este companheiro é Farid, um garoto árabe que sempre foi maltratado pelos criminosos para quem era obrigado a trabalhar. Por sua vivência em um ambiente hostil, é interessante observar o quanto Farid é frio diante de situações que parecem horríveis aos outros.  


Em meio aos personagens, outro ponto que não me agrada muito é a personalidade de Meggie. Ela me parece uma garota muito dependente do pai e isso se tornou cansativo para mim. Porém, com o avançar da história, observamos que Meggie vai ganhando mais autonomia. Acredito que ela possa evoluir muito ao longo da trilogia e estou esperançosa quanto a isso.

Sobre a edição, posso dizer que adoro essa capa e que ela traz muitas referências às situações da história. A fonte utilizada no texto é de tamanho agradável e o livro é dividido em capítulos acompanhados de uma epígrafe. Gostei muito dessas epígrafes, pois nelas há referências de livros clássicos que se encaixam perfeitamente com as situações vividas pelos personagens. O livro também conta com pequenas ilustrações no fim dos capítulos.


13 comentários:

  1. Oi, Jéssica.
    Sou apaixonada por essa história e fico triste por lembrar que ainda não consegui terminar de ler a série toda! Amo a escrita da autora e meu personagem predileto também é o Dedo Empoeirado.
    Diferente de você, eu gostei do vilão.
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jéssica.

    Lembro-me de ter visto o filme quando eu tinha uns 13 anos e que não havia gostado nem um pouco da história, sete anos depois não me recordo de muita coisa se não da atriz principal.
    Quero rever o filme de novo para saber minhas impressões já adulta, vai que eu goste?
    Mas a respeito do livro, acho que eu não o leria, a trama em si não me chama tanto a atenção para realizar a leitura do livro.

    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não conhecia esse livro e só pela capa e título eu já o leria, mas a sua resenha foi o que mais me atraiu para a leitura. Gostei da premissa e acho que pode ser uma boa experiência de leitura para mim, alguns pontos eu acredito que também me incomodariam, mas acho que no geral eu vou gostar bastante do livro e espero ter a oportunidade de lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Jéssica!

    Tem filme, não tem? Eu me lembro de ter visto algum filme com esse título e me lembrar de uma biblioteca pegando fogo, cena que marcou. Mas nem sei se é a mesma história, pois faz muitos anos que assisti e posso estar misturando tudo.

    Eu sabia da existência desse livro, mas não fazia ideia que era uma série. Claro que quero ler! Como uma apaixonada por livros não posso deixar essa história passar. Vai ser mágico entrar nesse mundo e as referências a clássicos é um algo a mais que me encanta.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi! Coração de Tinta é sem dúvidas um dos meus livros preferidos. Tudo nele me encanta e a narrativa é muito viciante, sem falar que meu sonho é poder tirar alguns personagens de dentro dos livros.. A adaptação foi linda pra mim, estou esperando até hoje as continuações.. Obrigada pela resenha!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  6. Oiii tudo bem??

    Amo essas edições e quero ler o quanto antes.
    Conheço a historia pelo filme, que é muito fofo tbm.
    Acredito que a personalidade de Meggie deva ser mais desenvolvida nos outros dois livros.
    Adorei a resenha
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  7. eu adoro epígrafes hehehe
    bom saber das citações que nos remetem a leituras clássicas...
    já tinha ouvido falar da trama, fiquei curiosa mas pra ser sincera, não curti muito a capa da série, acredita? xD

    Dedo empoeirado deve ser um personagem fascinante, fiquei curiosa com as descrições que vc deu dele...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Já vi essa capa pelas redes sociais mas até então não conhecia mais da trama.
    Para quem adora referências com leituras clássicas essa certamente é uma dica e tanto.
    Adorei conhecer mais sobre suas preferências.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Eu também sou muito fã dessa capa, acho de uma beleza sem igual e as referências trazidas são maravilhosas. Li esse livro tem muito tempo, era bastante nova e confesso que nao lembro da história mesmo ao ler sua resenha, mas me trouxe certa nostalgia, e isso sim é um sentimento gostoso.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Esse livro é um dos amorzinhos, gostei muito da leitura, fiquei meio suspirante por uns dias e confesso que também não gostei da personalidade da Maggie, ela é meio chata. Mas nada que não me fez abandonar a leitura. Adorei a resenha, me deu vontade de reler! Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro esse livro e infelizmente, não conheço ninguém que o tenha lido para poder conversar comigo sobre ele. Amo dedo Empoeirado e acho que ele rouba a cena facilmente durante a narrativa.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu já li vários comentários sobre esse livro e tenho vontade de ler, pois acho bem bacana a premissa, mas ainda não tive oportunidade. Bom, é uma pena que não tenha tido tanta profundidade no vilão e que a personalidade de Meggie não tenha te agradado tanto. Enfim, gostei bastante da resenha, espero ler um dia esse livro e gostar também.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  13. Eu assisti a adaptação desse livro a alguns anos atrás e desde então tenho pensado em fazer a leitura. No entanto, a cada novo dia que passa meu interesse pela história diminui e acho que no final das contas vai um dentre tantos livros que não conseguirei ler. Hoje em dia não sei se gostaria tanto da trama como um todo mas tenho ciência de que essa trilogia trás os quotes mais lindos sobre leitores/leitura e por isso tenho certeza de que a mensagem é igualmente bonita. Quanto a sua questão com o vilão podem haver n respostas para a sua dúvida e se permite reflete um pouco o fanatismo que estamos vivendo em nosso cenário político atual, uma adoração sem explicação em prol de ideais muitas vezes fantasiosos que muitas vezes tem mais a ver com expectativa que com a realidade propriamente dita.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir