RESENHA | Sonho Febril – George R. R. Martin

Sinopse: Quando o falido capitão Abner Marsh recebe uma proposta de sociedade do rico e sinistro aristocrata Joshua York, ele até chega a desconfiar que algo está errado. Mas nada que a possibilidade de receber milhares de dólares em ouro e construir o barco dos seus sonhos não o possa fazer mudar de ideia. Assim surge o Fevre Dream, o melhor e mais potente barco de todo o Mississippi. Uma embarcação magnífica que, ao navegar pelo rio, vai deixando pelo caminho uma coleção de histórias sombrias. Movido pela força do vapor, o sonho do capitão pode se transformar no maior pesadelo da humanidade. 

Editora: LeYa | Páginas: 363 | Ano: 2015 | Preço: R$ 37,20


“Todo o gado que se preza adora a luz do sol.”

Este ano comecei a me interessar mais pela temática de vampiros, o que me fez querer ler esse livro de George R. R. Martin, um autor pelo qual eu já tinha grande admiração devido à série As Crônicas de Gelo e Fogo. O que encontramos nesse livro, porém, é algo diferente do cenário com o qual os leitores das Crônicas já estão acostumados. E mesmo assim, isso é maravilhoso.

A história de Sonho Febril se inicia no ano de 1857, na cidade americana de Saint Louis. Abner Marsh é capitão e dono de uma frota de barcos a vapor, porém tem enfrentado dias difíceis e atualmente só conta com um barco para seus transportes. Certo dia, um estranho homem aparece e lhe oferece dinheiro para construir o barco de seus sonhos em troca de uma parceria na embarcação de Abner. 

Este homem é o misterioso Joshua York, um sujeito educado, elegante e de hábitos sombrios. Mesmo ficando meio desconfiado, Abner é um homem simples, cujo sonho sempre foi vencer uma corrida de barcos, então acaba aceitando a proposta. A partir de então, eles constroem o Fevre Dream, um dos barcos mais rápidos e belos do rio Mississippi.

O negócio de transportes fluviais de Abner começa a prosperar e ele se anima muito com o sucesso. Com o passar dos dias, sente que Joshua não é mais apenas um sócio, mas também um amigo. Os dois se tornam uma bela dupla como capitães do Fevre Dream, mas Abner ainda não sabe lidar com todos os segredos que Joshua esconde e está sempre intrigado com ele.


Esse é um livro que nos apresenta dois núcleos de narrativa, então conforme vamos acompanhando o que acontece com Abner, paralelamente somos apresentados a outro personagem, cujo nome é Sour Billy Tipton. Billy vive em New Orleans, trabalhando em uma fazenda como empregado de Damon Julian, um lorde falido.

Damon é um homem bonito e refinado, porém se encontra em uma situação de dificuldade financeira. Logo nos primeiros capítulos, Damon toma uma atitude que nos revela o fato dele ser um vampiro e, mais do que isso, um mestre entre os vampiros. Billy, mesmo sendo humano, sabe disso desde o começo e sempre se manteve como fiel empregado de Damon.

O conflito do livro passa a acontecer quando os dois grupos se encontram. É interessante observar como as personalidades desses personagens são diferentes e como cada um têm suas próprias motivações. Às vezes vemos que alguns personagens pensam da mesma forma diante de uma situação, mas suas atitudes perante a ela são completamente opostas. 


Uma coisa que gostei muito foi a maneira como a mitologia dos vampiros foi alterada pelo Martin de forma cuidadosa. Ele faz questão de explicar tudo com detalhes, às vezes citando fatos históricos para dar veracidade a esse tipo de vampiro que criou. Inclusive, uso a palavra “vampiro” para esses seres, mas como um dos próprios personagens diz, esse conceito é muito limitado para explicar o que essas criaturas são na narrativa.

O livro também nos dá uma boa visão de como eram os Estados Unidos no século XIX, principalmente para os moradores das cidades de Saint Louis, New Orleans e suas proximidades. A partir desse contexto, algo que é lembrado no livro também é a escravidão dos negros no país. Inclusive o autor abordou os temas da escravidão e do racismo de forma bem criativa.

Gostei muito dos personagens da narrativa, acho que eles têm bastante profundidade. Posso dizer que há dois vilões nessa história, e na minha perspectiva os dois foram os personagens mais impactantes do livro. Um deles por ser muito frio e imprevisível e o segundo por ser um personagem completamente asqueroso, que chega a causar repulsa. 


O único motivo de não classificar Sonho Febril com cinco estrelas é, na verdade, o começo. Mesmo gostando do estilo de escrita detalhista do Martin, achei o início desse livro um pouco lento e arrastado. O autor quer nos dar uma boa noção do funcionamento dos barcos a vapor e dos trajetos dos rios pelos quais Abner navega e acho que essa parte acabou se tornando longa demais.

Se você se interessa por barcos, imagino que irá achar esse início da história muito interessante. Caso contrário, talvez você precise de um pouco de determinação na leitura. Mas depois de ultrapassar a página 100, eu não conseguia mais largar o livro, pois é cheio de momentos de ação. A edição do livro também ajuda, com fonte confortável para a leitura e páginas amareladas. 



13 comentários:

  1. Olá!
    Eu não sabia que o autor escrevia também sobre vampiros. Confesso que curto esse estilo e como não conheço a escrita do autor, apenas acompanho as adaptações de suas obras, fiquei curiosa com essa trama.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  2. Não fazia ideia que esse livro era de vampiros e agora fiquei curiosa para ler. Estou acostumada com o autor escrevendo histórias sempre do mesmo tipo. E adorei saber que ele deu uma mudada na mitologia dos vampiros.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, Jéssica!

    Eu nunca li nada do autor, mas tenho quase toda a série de Crônicas de Gelo e Fogo aqui (falta só o primeiro) aguardando que eu tenha oportunidade de lê-los. Só depois disso é que pensarei em apostar em outras obras dele. E, quem sabe, ler esse livro também.

    Gostei sobretudo da temática dos vampiros e por eles serem diferentes do que conhecemos. Eu sou muito fascinada por vampiros.kkkkkkk... Desde antes de Crepúsculo. Amava os filmes, ficava muito envolvida e olha que nem gosto de histórias de terror.rs

    Inícios lentos às vezes me fazem perder a paciência com a história. Depende muito do momento e do meu humor. Mas se eu me apaixonar por As Crônicas de Gelo e Fogo é bem provável que acabe lendo essa história.

    ResponderExcluir
  4. Oi Jes!
    Ainda não conhecia esse livro, mas me deixou intrigada sobre os assuntos referentes a história que aborda a escravidão e racismo, parabéns pela resenha me deixou curiosa sobre a trama, adoro uma ficção, obrigado pela dica. Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Ola tudo bem? Morro de vontade de ler algo do George porque eu admiro demais a sua imaginação em criar algo totalmente novo, porem, minha dificuldade em le-lo existe por conta do excesso de detalhes em sua escrita, isso é um problema pra mim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oii tudo bem ?
    Nossa achei bem interessante a premissa do livro não conheço a escrita do George R. R. Martin só conheço a adaptação do autor fiquei bem curiosa em relação a história
    Apesar do começo ser arrastado me chamou atenção, acontece com muitos livros o começo ser arrastado mais quando vai vc não consegue largar dele te entendo kkkk

    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Sempre tive interesse em ler algo do autor, mas quando eu vejo o tamanho da série As Crônicas de Gelo e Fogo, eu acabo desistindo, rsrsrs. Como não sabia muito sobre os outros livros dele, tinha medo de acabar me decepcionando, mas agora vejo que talvez eu acabe gostando da leitura. Vou anotar a dica e colocar nas leituras de 2019.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?
    Não conhecia esse livro do autor e apesar de estar saturada de histórias que envolvem vampiros, eu fiquei bem curiosa em relação a essa, principalmente pelas modificações na mitologia que o autor fez. Fiquei bem curiosa para conferir também esses dois vilões e suas motivações na trama.
    Dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Já tive minha experiência com Martin e nao foi la muito prazerosa, achei a narrativa extremamente arrastada e em alguns momentos confusa, infelizmente nao funcionou comigo. É uma experiencia que nao pretendo voltar a ter então passo a dica, mas fico feliz em saber que pra voce a história fluiu bem.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu já tinha visto a capa desse livro, mas não fazia ideia sobre o que se tratava. Ainda não li nada do George R. R. Martin, mas tenho curiosidade de um dia ler As Crônicas de Gelo e Fogo. No entanto, esse livro não despertou muito a minha curiosidade. Eu não sou muito fã de histórias envolvendo vampiros e o enredo do livro em si não me interessou. Além disso, saber que o começo é mais arrastado, até mesmo para você que já estava familiarizada com a escrita do autor, me desanima bastante.
    De qualquer forma, adorei ler sua resenha e fico feliz que, apesar do início mais lento, você gostou da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    O começo dos livros do Martin costumam ser mais lentos, não é?
    Eu já tentei ler alguns livros do autor e não consegui me prender, precisei parar porque não estava funcionando.
    Não sabia que o autor tinha escrito um livro com vampiros e fiquei interessada em ler, pois a ideia de ele ter alterado a mitologia desperta minha curiosidade. Acho interessante, também, o fato de o autor ter trabalhado dois núcleos no livro.
    Adorei suas impressões e vou anotar a dica de leitura, sem dúvidas.
    Beijos,
    @umoceanodehistorias_

    ResponderExcluir
  12. Esse livro deve ser formidável, não espero a hora de lê-lo. Nem consigo imaginar Martin escrevendo sobre vampiros e em qualquer livro, o excesso de detalhes me incomoda demais, não consigo me concentrar, fica muito cansativo, mas como você disse que é apenas no início, dá para fazer uma força e depois ver que valeu a pena. Com certeza que irei ler essa obra.

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Sou louca para ler algo do Martin, porém sou a louca das séries e sabia que se eu desse inicio As cronicas de gelo e fogo eu não ia sossegar enquanto não lesse todos os livros que por sinal são muito e grossos. Eu não conhecia esse livro, mas a premissa de Vampiros me instigou muito a querer conhecer o livro. Senti uma leve semelhança na tonalidade da capa com as da serie Cronicas de gelo e fogo. Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir