TOP 5 | Melhores Poemas – Paulo Leminski

Paulo Leminski foi um poeta curitibano que se tornou um grande nome da poesia nacional na década de 1980. Sua obra apresenta poemas que tiveram importância no movimento modernista, caracterizada por poesia breve, haicais (estilo de construção poética japonesa que apresenta poemas de apenas três versos) e poemas concretistas (estilo de construção em que o poema produz significado tanto ao ser lido quanto ao ser visualizado, pois os versos são colocados de modo a formar uma imagem).

Recentemente pude conferir a poesia de Leminski no livro Melhores Poemas, um compilado de textos do autor organizado por Fred Goés e Álvaro Marins, publicado pela editora Global. Apesar de ter gostado de alguns haicais e poemas concretistas, meus favoritos ainda foram os poemas de versos livres. Vamos ao TOP 5 desses textos inspiradores?

5 – Além Alma (Uma Grama Depois)
Meu coração lá de longe
faz sinal que quer voltar.
Já no peito trago em bronze:
NÃO TEM VAGA NEM LUGAR.
Pra que me serve um negócio
que não cessa de bater?
Mais parece um relógio
que acaba de enlouquecer.
Pra que é que eu quero quem chora,
se estou tão bem assim,
e o vazio que vai lá fora
cai macio dentro de mim?

4 – Razão de Ser
Escrevo. E pronto.
Escrevo porque preciso,
preciso porque estou tonto.
Ninguém tem nada com isso.
Escrevo porque amanhece,
e as estrelas lá no céu
lembram letras no papel,
quando o poema me anoitece.
A aranha tece teias.
O peixe beija e morde o que vê.
Eu escrevo apenas.
Tem que ter por quê?

3 – Administério
Quando o mistério chegar,
já vai me encontrar dormindo,
metade dando pro sábado,
outra metade, domingo.
Não haja som nem silêncio,
quando o mistério aumentar.
Silêncio é coisa sem senso,
não cesso de observar.
Mistério, algo que, penso,
mais tempo, menos lugar.
Quando o mistério voltar,
meu sono esteja tão solto,
nem haja susto no mundo
que possa me sustentar.

Meia-noite, livro aberto.
Mariposas e mosquitos
pousam no texto incerto.
Seria o branco da folha,
luz que parece objeto?
Quem sabe o cheiro do preto,
que cai ali como um resto?
Ou seria que os insetos
descobriram parentesco
com as letras do alfabeto?


2 – Parada Cardíaca
Essa minha secura
essa falta de sentimento
não tem ninguém que segure
vem de dentro

Vem da zona escura
donde vem o que sinto
sinto muito
sentir é muito lento.

1 – O Que Quer Dizer
O que quer dizer, diz.
Não fica fazendo
o que, um dia, eu sempre fiz.
Não fica só querendo, querendo
coisa que eu nunca quis.
O que quer dizer, diz.
Só se dizendo num outro
o que, um dia, se disse,
um dia, vai ser feliz.



10 comentários:

  1. Sou da mesma razão de ser que ele escreveu. Eu ou uma apoiadora de que nas escolas deveríamos escrever mais poemas, pois julgasse que é fácil, mas há todo uma história em cima e depois que cresci acabei me deslocando totalmente deste espaço.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jéssica.
    Adorei a seleção dos poemas que você fez.
    Já fui de ler mais poesia, mas depois me perdi nos romances e nunca mais retomei a leitura! Uma pena!
    Pelo menos foi gostoso revisitar o estilo por essa sua postagem!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Oi Jéssica, tudo bem ?
    Lindos os poemas. Adoro quando tocam a alma. Embora tem anos (luz) que não leio mais poemas, acho que estava no colegial quando o fazia, bom, vamos deixar essa questÃo de tempo para lá rsrs.
    Eu acho que a poesia é muito do momento da vida.
    Mas a escolha é ótima.
    Beijos.
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ola

    Sem a menor dúvida, lindos poemas você trouxe para nós. Tocantes e emocionantes. Infelizmente nao sou uma pessoa que le esse tipo de literatura, mas amei conhece-la

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto de ler poemas/poesias, mas ultimamente não tenho feito tanto isso. Não conhecia esse autor e adorei a seleção que você fez.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Amei os poemas que você selecionou, mas meu preferido é Razão de Ser.

    Sou apaixonada por poesia. Minha poetisa preferida é a Florbela Espanca (cujos poemas sempre parecem falar com minha alma), mas a Rupi Kaur conseguiu me arrebatar este ano! Infelizmente, eu ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer as obras do Paulo Leminski, embora o nome não me seja desconhecido. Mas depois do seu post vou procurar pelas obras dele. Parece que era um poeta intenso.

    ResponderExcluir
  7. Apesar da fama do escritor eu não conheço sua escritas e não tive o prazer de ler nenhuma de suas obras. Então eu adorei conhecer o seu top 5 e me deu ainda mais vontade de ler alguma obra dele.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Jéssica.

    Não sou muito fã de poemas, mas dentre os que você citou Além Alma e Parada Cardíaca foi os que mais me chamaram a totalmente a atenção. Tenho curiosidade em conhecer a escrita do autor, já que falam super bem a respeito de seus livros.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não sou uma conhecedora sobre poemas, mas gostei da sua seleção e de poder conhecer mais da escrita do Paulo.
    Existem poemas que falam bem alto no nosso intimo e mexe com nossos pensamentos, acho que são sempre válidas.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não conheço muitos poemas e, até ler sua postagem, nunca tinha lido tantos poemas do Paulo Leminski juntos. O meu favorito foi Razão e ser, ele mexeu muito comigo.
    Amei a postagem ♥
    Beijos,
    @umoceanodehistorias_

    ResponderExcluir