CRÍTICA | Aquaman


Sinopse: Filho do humano Tom Curry (Temuera Morrison) com a atlante Atlanna (Nicole Kidman), Arthur Curry (Jason Momoa) cresce com a vivência de um humano e as capacidades metahumanas de um atlante. Quando seu irmão Orm (Patrick Wilson) deseja se tornar o Mestre dos Oceanos, subjugando os demais reinos aquáticos para que possa atacar a superfície, cabe a Arthur a tarefa de impedir a guerra iminente. Para tanto, ele recebe a ajuda de Mera (Amber Heard), princesa de um dos reinos, e o apoio de Vulko (Willem Dafoe), que o treinou secretamente desde a adolescência.

Direção: James Wan | Gênero: Ação, Fantasia | Ano: 2018



Antes de falar sobre esse filme, preciso dizer que não sou uma leitora das HQs do personagem, o que significa que não sou capaz de perceber qualquer referência ou estabelecer comparações entre a narrativa do filme e os quadrinhos. Portanto, falarei exclusivamente sobre o filme e a ideia que ele foi capaz de transmitir a alguém que tem poucos conhecimentos prévios sobre o protagonista da trama.

No universo de Aquaman existem humanos que habitam a superfície da terra e seres aquáticos. Alguns desses seres são muito parecidos com os humanos, porém têm características próprias que os ajudam a viver e constituir uma sociedade sob a água. Entre esses reinos submersos, o mais poderoso deles é o de Atlântida.

A história do filme se inicia quando uma rainha atlante é encontrada por um humano, pelo qual se apaixona. Os dois acabam ficando juntos e tendo um filho, Arthur Curry, um mestiço que passa a viver como humano, mesmo demonstrando habilidades de um atlante. Por ter fugido de seu reino, a rainha acaba sendo obrigada a voltar ao mar, abandonando sua família quando percebe que sua presença com eles faz com que todos passem a ser ameaçados por seus inimigos.

Isso faz com que Arthur cresça longe da mãe e desenvolva raiva pelo povo de Atlântida, preferindo se manter afastado deles. Entretanto, ao receber a visita de Mera, uma princesa dos povos submersos, descobre que seu irmão estava causando uma guerra pelos oceanos e que planejava atacar os humanos da superfície em breve. Para fazê-lo parar só haveria uma forma: assumindo seu posto como rei de Atlântida no lugar do irmão. 


Apesar de não ter qualquer desejo pelo poder, Arthur parte para esse desafio, sendo ajudado por Mera e Vulko, um atlante que o ensinou desde criança a aprimorar suas habilidades. Ao longo dessa jornada, Arthur precisará convencer os povos submersos sobre sua legitimidade como rei, ao mesmo tempo que tenta enxergar isso em si próprio.

É impossível falar sobre esse filme sem mencionar a beleza de suas cenas. Os reinos subaquáticos são repletos de criaturas e plantas de cores vivas e psicodélicas, criando um cenário repleto de mistérios e encantos. O figurino de alguns dos seres e os efeitos especiais usados para compor o ambiente aquático chamam a atenção e carregam uma atmosfera de pura fantasia.

Além disso, um dos principais pontos positivos que enxerguei na narrativa é a forma como ela nos permite ver que Atlântida não é o único reino submerso. Podemos conhecer os diferentes cenários e aspectos dos demais reinos, assim como a aparência de seus habitantes. Acho que o filme foi capaz de mostrar muito bem a grandiosidade das sociedades subaquáticas, desde as mais civilizadas até as mais selvagens.

As cenas de ação foram bem desenvolvidas e o que achei interessante (e essencial) no filme é o fato da ação conseguir estabelecer um ritmo crescente até o momento da grande batalha. Por falar nisso, mesmo tendo gostado da luta pessoal entre o protagonista e seu principal adversário, não posso deixar de dizer que a batalha principal dos reinos no filme é ainda mais notável por sua beleza de cores. 


Há dois vilões em Aquaman e gostei da atuação de ambos os atores, principalmente Yahya Abdul-Mateen II, cujo personagem tem uma grande sede de vingança. Ele não é o vilão principal da trama e seu personagem não desempenha uma grande mudança na história, a não ser no crescimento pessoal do protagonista, mas acho que o ator conseguiu cumprir o esperado.

Sobre Jason Momoa como protagonista, percebo que ele parece ter agradado a maior parte do público, e de certa forma posso dizer que gostei. Entretanto, não acho que tenha sido um papel desafiador para ele. Acho que os roteiristas apostaram demais na popularidade do ator e criaram diálogos fracos e cenas de humor exageradas.

Mesmo como personagem secundária, acho que Nicole Kidman foi quem teve a atuação mais admirável. Podemos vê-la de forma convincente tanto em momentos de fragilidade quanto em momentos de conflito. A atriz expressa a dor de uma rainha cuja liberdade depende de sua luta e, talvez por este motivo, a rainha Atlanna tenha se tornado minha personagem favorita de Aquaman.

           O filme ainda está nos cinemas. Não deixe de ver o trailer e conferir!



15 comentários:

  1. Esse foi o filme de super herói que eu mais queria ver por motivos de Kal Drogo, ops, de Jason Momoa. E eu gostei bastante do que vi, embora tenha achado o roteiro bem fraco. Adorei conferir a sua opinião.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. eu não curto muito filmes de super-heróis, mas sua crítica me deixou bem curiosa, principalmente porque a atuação da Nicole Kidman te chamou atenção (tô meio viciada nela esses dias hahah).
    não acho que vou assistir, mas ótima crítica!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  3. Ainda não consegui assistir o filme! T_T
    Gostei da sua crítica, adoro filmes de super-heróis, mas ultimamente não tenho conseguido ir ao cinema, o que é uma grande tristeza! Mas espero poder pelo menos assistir Aquaman, tomara!
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Quero muito assistir o filme por gostar do ator. Confesso que sou igual a você, não sei fazer correlações com personagens, seus universos e nem onde se encaixa no mundo dos heróis em HQs.
    Portanto, o farei para entretenimento e por gostar de conferir grandes produções.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Não assisti o filme, mas imaginava um pouco de como seria essa trama e depois que li sua resenha, notei que não fugi muito do que imaginava ser. Irei esperar sair em algum canal de TV por assinatura, se já não saiu para assistir.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Tenho sentimentos conflituosos com esse filme. Quando anunciaram que ele sairia esse ano, não dei muita importância, pois nunca fui muito fã do personagem e como a DC só tinha feito Mulher-Maravilha de bom nos últimos anos, não dava nada por ele. Porém, quando saiu o trailer, fiquei extremamente ansiosa, principalmente quando começou a sair as primeiras críticas.
    No entanto, rsrs, acabei desistindo de ir ao cinema, pois perdi o interesse. Loucura.
    Acho que vou esperar sair em algum lugar e assistir em casa.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Vejo muitos comentários a respeito deste filme por causa da beleza do Jason Momoa. Os efeitos especiais do filme parecem ser maravilhosos, já é uma coisa que chama a atenção e deixa com uma curiosidade a mais para assistir o filme.
    Assim que eu tiver a oportunidade irei conferi-lo!

    ResponderExcluir
  8. Oi Jéssica,
    Também vi Aquaman e gostei bastante. Li vários quadrinhos da DC, mas não cheguei a acompanhar o personagem. As criaturas e os reinos são realmente de encher os olhos. Créditos para a visão do diretor James Wan. Adorei a sua resenha e as fotos selecionadas.
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não assisti o filme e, como você, também não acompanho a história do personagem em nenhuma HQ. O máximo que conheço é um desenho de super heróis que passava no Sbt (não sei se ainda passa) e mostrava um pouco da vida do Aquaman quando os outros heróis precisavam da ajuda dele.

    Confesso que não fiquei muito interessada, embora pareça um bom filme. Só que se eu assistir não será agora. Daqui a alguns meses ou anos.rs No entanto, fico feliz por você ter gostado! E a rainha Atlanna parece ser uma grande guerreira.

    ResponderExcluir
  10. Oi! Eu quero muito assistir a esse filme! Também não sou leitora das hq's, mas tenho muita intimidade com as animações e os filmes da DC, e talvez por isso eu esteja tão curiosa. Espero que goste tanto quanto você, mal posso esperar pra ver toda a beleza dos mares e do rei.

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  11. Vi esse filme logo na semana de estreia e foi muito bom. Eu gosto muito dos filmes da DC, apesar de ter e decepcionado com Liga da Justiça. Este filme foi um dos que mais gostei ano passado. Compensou em muito o último filme da DC.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Também não sou fiel leitora dos quadrinhos e HQ então acho que não seria capaz de entender as referencias, ainda assim, eu vejo muita gente animada com o filme e concordo contigo, o personagem não foi nada tão desafiador para o autor. Adorei conferir as suas impressões.

    ResponderExcluir
  13. Acho que 99% das pessoas que assistiram esse filme foi por causa do Jason Momoa...hahahahahaha. Eu acabei não indo no cinema para ver, acabei não tendo companhia e acho que nem vou.

    Também não li os HQ's mais adoro esse universo DC x Marvel. Sempre que te oportunidade eu dou um pulo nos cinemas para ver uns dos lançamentos.

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não vi esse filme, mas quero muito, porque embora não acompanhe esse universo de heróis, eu gosto bastante do Aquaman e as cenas desse filme parecem lindas mesmo. Enfim, estou bem curiosa para conferir o trabalho do Jason Momoa e da Nicole Kidman, acredito que vou gostar também.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Eu gosto praticamente de tudo quanto é tipo de filme, não ligo se é ou não de super-heróis, desde que seja bem construído e tenha um bom enredo, e parece que é isso que acontece com Aquaman. Eu gostei da sua crítica, ficou bem legal e me deixou ainda mais curioso para assistir.
    Abraço!

    ResponderExcluir