OSCAR 2019 | A imprensa partidária em “Vice”

Hoje daremos início à nossa série de postagens sobre os indicados ao Oscar 2019 e escolhi começar esse projeto com a análise de um dos temas apresentados no filme Vice (2018), dirigido por Adam McKay e protagonizado por Christian Bale. A produção concorre ao Oscar em oito categorias: filme, ator, diretor, atriz coadjuvante, ator coadjuvante, roteiro original, edição e maquiagem e penteado.

O filme é uma biografia e conta a história de Dick Cheney, vice-presidente dos Estados Unidos durante o governo de George W. Bush. De início, podemos nos perguntar qual a importância de um vice-presidente. No entanto, a partir do filme logo percebemos que Dick Cheney foi um personagem fundamental para muitas das políticas adotadas durante o governo Bush, inclusive sendo o responsável pela criação de muitas delas.

Não estava com grandes expectativas ao me propor a ver o filme, mas acabei me surpreendendo muito positivamente com a produção. Vice tem um roteiro incrível, uma edição criativa que mistura imagens atuais com arquivos documentais, um senso de humor ácido e a atuação brilhante de Christian Bale, que está irreconhecível no papel de Cheney.



Entretanto, o que mais gostei no filme foi a forma como senti que podemos aprender com ele. Alguns conceitos de política internacional, que não são tão claros para a maioria das pessoas, ficam bem compreensíveis no filme. Passamos a entender o que representa a Al-Qaeda, o Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIS) e o que levou o governo Bush a atacar o Afeganistão e o Iraque durante seu mandato.

Um conceito que também me chamou bastante a atenção foi a “Teoria do Executivo Unitário”, bastante mencionada no filme. De início, planejei escrever um texto sobre isso, mas como não tenho proximidade com a área do Direito, senti que não conseguiria falar do tema com a mesma propriedade. Portanto, decidi que falaria sobre outro tópico que me trouxe muitas reflexões, apesar de ser abordado de forma secundária no filme: a imprensa partidária americana.

Considerando que este filme é uma biografia, acredito que as coisas que irei mencionar nesta análise não são spoilers, pois são conhecimentos históricos. Os verdadeiros spoilers sobre o filme não aparecerão no texto. E para introduzir o tema, precisamos compreender que nos Estados Unidos, assim como no Brasil, existem sistemas políticos liberais e conservadores.


O partido político conservador americano é chamado de Republicano, enquanto que o partido político liberal é o Democrata. Esses fortes adversários fazem uso de muitas estratégias para ganhar a confiança de seus eleitores, mas nem sempre elas estão de acordo com a ética. É isso que percebemos no filme quando nos deparamos com o surgimento do canal de notícias Fox News.

George W. Bush e Dick Cheney eram membros do partido Republicano, que contava com vários aliados, inclusive com a recém-criada Fox News. Os fundadores do canal eram ninguém menos do que o empresário Rupert Murdoch e Roger Ailes, um antigo consultor de mídia do partido Republicano. Ou seja, a Fox News sempre teve um viés conservador. Entretanto, será que isso era do conhecimento da grande população?

        Esta pergunta é extremamente importante, pois como o próprio filme cita, nos Estados Unidos da década de 1940, a Doutrina da Justiça entrou em vigor e permaneceu em uso até a década de 1980, quando Dick Cheney favoreceu para que esta fosse vetada. A doutrina era uma lei que obrigava os meios de comunicação a transmitirem igualmente os dois lados de uma questão.


A Doutrina da Justiça foi uma das manifestações da busca jornalística pela imparcialidade. Atualmente, sabemos que produzir conteúdo jornalístico de forma imparcial é impossível, pois cada escolha de palavra pode significar um posicionamento, mas isso não significa que jornalistas sérios deixaram de tentar ser o mais objetivos possível.

Isso significa que o jornalismo partidário não deve ser levado a sério? Na verdade, o jornalismo partidário tem tanto valor quanto o jornalismo que busca ser neutro. Alguns chegam a acreditar que ele possa ter ainda mais valor. A grande preocupação ética está no fato de que o jornalismo partidário precisa afirmar o seu posicionamento, fazer com que o consumidor saiba que por trás das informações há determinada ideologia.

       Este é o problema da Fox News e da forma como ela atuou de modo partidário durante o governo de George W. Bush. Graças a ela, a população americana passou a ter uma falsa ideia a respeito do Iraque. A ideia que era conveniente aos políticos republicanos, principalmente àqueles que lucrariam com um ataque às terras iraquianas.


Apesar de seu histórico, a Fox News nunca admitiu seu posicionamento conservador, o que faz dela um péssimo exemplo para o jornalismo. Sua posição política é tão escancarada que a torna motivo de piadas (como essa aqui) e objeto de estudo para pesquisas jornalísticas (essa, por exemplo).

Atualmente, devemos estar muito atentos para a mídia partidária que finge ser neutra. Não apenas os veículos de imprensa tradicionais como os jornais e revista, mas principalmente a internet tem feito com que muitos se enganem. Em tempos em que a mídia e a política vivem uma relação de amor e ódio, sem racionalidade envolvida, o filme Vice aparece para nos abrir os olhos.

          Veja o trailer e assista a esse filme mais do que necessário:


32 comentários:

  1. adorei saber que você vai trazer postagens sobre os indicados ao Oscar! eu não sou de assistir todos os filmes indicados, mas alguns sempre chamam atenção. e a premissa desse não me chamou de início, mas seu post me deixou curiosa pra assistir, apesar de nem saber quem era esse político, é interessante entender as motivações pra certas situações.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Eu sou um tanto como você, não costumo assistir a todos os filmes indicados ao Oscar, só aqueles que me chamam mais a atenção. Mas esse ano eu e a Mirian escolhemos falar sobre os principais e eu acabei escolhendo Vice meio sem pensar. Não sabia nada sobre esse político também, mas foi justamente por isso que esse filme me surpreendeu tanto. Vale a pena ver! Beijos!

      Excluir
  2. Olá!

    Há anos que eu não acompanho o Oscar, mas eu adorava essa premiação.
    Nunca fui de assistir os filmes indicados, são poucos que realmente me chamam a atenção.
    Esse filme é ótimo para quem é conectado com a política ou quer saber mais a respeito, o período de Bush é um dos mais falados até hoje. Fico feliz que o filme tenha lhe surpreendido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Eu gosto muito de acompanhar a premiação do Oscar, mas nem sempre consigo assistir todos os filmes indicados a tempo, ou às vezes só assisto os que me chamam mais a atenção também. Realmente o período de Bush é ainda muito comentado, e penso que esse filme me trouxe uma nova visão sobre ele. Beijos!

      Excluir
  3. Esse filme tinha chamado minha atenção mais pela transformação física do Bale e pela presença do Sam Rocwell do que por este apelo politico que você desenvolveu tão bem no post. Eu já tinha ouvido falar sobre o posicionamento da Fox, ainda que velado, mas realmente esse filme é quase uma propaganda politica. Adorei esse esmiuçamento do longa e agora vou conferi-lo com outros olhos.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivi!
      Tem razão, tanto o Christian Bale quanto o Sam Rockell estão incríveis! Não penso que o filme seja como uma propaganda política, mas como uma crítica àqueles que ficavam nos bastidores do governo Bush. Espero que goste. Beijos!

      Excluir
  4. Eu não sou muito fã de filmes e confesso nunca ter acompanhado o Oscar. Não sabia da existência desse filme e achei bem interessante a temática. Sou bem leiga no assunto e parece ser bacana conhecer essa história para entender um pouco mais dela. Adorei a forma como estruturou o post.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi!
      Que bom que gostou! Também não sou super conhecedora da política americana, mas o filme me fez aprender um pouco e querer ler sobre o assunto. Beijos!

      Excluir
  5. Oi, Tudo bem? :)

    Quando vi o trailer desse filme, fiquei super empolgada para ver a atuação do Bale, ele sempre arrasa nas caracterizações dos personagens! Apesar de não gostar muito de política, esses filmes são bons para entender melhor esse universo, afinal somos todos afetados pelos que estão poder!

    Parabéns pela resenha!

    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eli!
      Tem toda a razão! Eu senti como se passasse a entender mais de política após ter visto esse filme também. Beijos!

      Excluir
  6. Esses últimos anos parei de acompanhar a festa do Oscar, pois como passa muito tarde, o sono me vence. Eu desejaria muito assistir os filmes indicados, antes da celebração, mas é impossível. Esse que você postou me chamou demais a minha atenção e irei tentar assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Quando eu estava na faculdade, acordava muito cedo e por isso também não aguentava assistir às cerimônias do Oscar inteiras. Agora que tenho mais tempo, sempre tento me programar para assistí-las, mas entendo o quanto realmente é difícil para alguns por causa do horário. E espero que você consiga ver o filme e goste! Beijos!

      Excluir
  7. Sou apaixonada por cinema, e como tal, adoro saber sobre novidades cinematográficas. Esse filem, especificamente, é um dos que estou querendo, ansiosamente, ver, pois além de um entretenimento, o filme é uma aula de história.

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tatiana!
      Se você gosta de cinema, te convido a acompanhar nossos próximos posts aqui no blog. Esse mês estaremos bem focadas em filmes do Oscar! E realmente, Vice é um filme que nos traz conhecimentos interessantes sobre história, política e até sobre umas áreas do Direito. Espero que você goste! Beijos!

      Excluir
  8. Olá!
    Eu adoro assistir ao Oscar, mas não tive oportunidade de ver a maioria dos indicados.
    Christian Bale está bem diferente no personagem hein. Gosto de filmes que retratam um pouco da política dos países então esse certamente vou querer conferir.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!
      Eu também não consegui ver todos os indicados ao Oscar até o momento, mas ainda temos um tempinho até a cerimônia! hahaha E também fiquei chocada com essa transformação do Christian Bale. Espero que você goste do filme! Beijos!

      Excluir
  9. Olá!

    Adorei sua proposta em trazer os indicados a o Oscar. Ainda não tive a oportunidade em ficar por dentro do assunto, mas achei bem legal e espero poder acompanhar suas postagens. Ainda não conhecia esse filme, mas pelo trailer fiquei bem curiosa, amo filmes que envolva politica, e ainda mais no estados Unidos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica!
      Que bom que gostou da proposta! E se você gosta de filmes que envolvam política americana, tenho certeza que você vai amar esse! Beijos!

      Excluir
  10. Oii tudo bem??

    Não acompanho muito essa coisa de indicados ao Oscar, mas acabo assistindo um ou outro da listinha.
    Não sabia se que da existência desse filme, mas por ser uma biografia e ainda ter um contexto politico, tá explicado o pq disso.
    Eu não sou muito fã do gênero.
    Mas amei seu post e fiquei tentada a conferir.
    Bjs RAfa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafa!
      Confesso que esse não era o filme que mais me animei a ver entre os indicados, mas eu acabei me surpreendendo e amando. Vale a pena dar uma chance. Beijos!

      Excluir
  11. Oi, amei conferir seu post, especialmente por essas considerações sobre a mídia partidária. Num primeiro momento, a caracterização do ator parecia ser o maior destaque sobre a biografia do vice presidente, mas pelo seu post tem muito mais nessa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Com certeza! Eu também cheguei a pensar que o fator mais diferente do filme seria a caracterização do ator, mas tem outros aspectos bem importantes também. Eu falei um pouco sobre a imprensa partidária, mas é um filme que também discute algumas leis da política americana sobre guerra, sobre prisioneiros e refugiados. E que bom que gostou do post! Beijos!

      Excluir
  12. Ola!!
    Confesso pra ti que adoro assistir o oscar e comentar sobre a cerimonia e tudo mais, me divirto com isso, mas faz muito tempo que não assisto aos filmes indicados. Adorei esse seu plano de postagem e cara, esse filme parece ser realmente incrivel! Polemico, mas muto interessante!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu ouvi dizer que os espectadores do Oscar têm diminuído um pouco conforme os anos, mas mesmo assim acho que ainda vale a pena ver. Fico feliz que tenha gostado da ideia de postarmos coisas do Oscar, mas na verdade ela foi da Mirian. hahaha E o filme tá incrível mesmo! Espero que você goste! Beijos!

      Excluir
  13. Olá Jéssica!!!
    Esse ano o Oscar está bem variado e "Vice" é um dos preferidos já que traz várias questões como o Direito e a Imprensa como você mostrou.
    Eu tenho que ver os filmes do Oscar, mas faculdade anda chamando e o tempo se reduziu.
    A gente acaba vendo pontos de vista que às vezes nem sabemos e que se tornam interessante a nossos olhos.
    Adorei a dica!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Antonia!
      Sim, Vice traz várias discussões interessantes. E que pena que a faculdade tem sido tão corrida para você, espero que consiga um tempo para ver os filmes, pois são muito bons! Beijos!

      Excluir
  14. Oi, Carol.
    Confesso que não acompanho muito o Oscar e quase nunca assisto os filmes indicados. São sempre mais fã dos filmes blockbuster e esses tem pouca chance na premiação!! Rs...
    Sobre esse filme, é bem provável que eu também não veja, mas adorei a sua análise sobre essa questão mostrada na trama. É bem verdade que a relação da imprensa com a política é um tema em alta hoje em dia, mas é bem interessante ver que isso acontece há muito mais tempo do que imaginamos!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!
      Esse ano você pode ser um pouco mais contemplada pelo Oscar, porque temos o maravilhoso Pantera Negra representando os blockbusters. hahaha E fico feliz que tenha gostado da análise! Beijos!

      Excluir
  15. Olá
    Por mais que eu amo filmes, não acompanho o Oscar a alguns anos. Confesso que não conhecia esse filme e para ser bem sincera não é algo que eu escolheria para assistir. Mesmo lendo sua resenha que foi bem esclarecedora e um tanto informativa.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu acho que a publicidade em torno de Vice não foi muito grande mesmo, então acredito que várias pessoas ainda não o conheçam. Que pena que não faz o seu tipo, mas fico feliz que tenha achado o texto esclarecedor. Beijos!

      Excluir
  16. Olá, tudo bom?
    Adoro conferir os filmes do Óscar antes da premiação, mas esse ano eu estou bem atrasada. Confesso que fiquei super curiosa para conferir Vice, porque não sei muito sobre Dick Cheney e as influências que ele teve no governo do Bush. Além disso, fiquei bem curiosa com os conceitos de ciência política que são apresentados, então, dica anotada! Espero poder conferir em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Polly!
      Eu também tenho alguns filmes para tentar ver antes do Oscar, mas se a gente correr ainda dá tempo! hahaha Assim como você, não sabia nada sobre esse político e é incrível tudo o que filme mostra sobre ele. São coisas que não estamos acostumados a ver, pois tudo é muito atribuído ao Bush. Os conceitos políticos também são bem interessantes. Espero que você goste. Beijos!

      Excluir