OSCAR 2019 | Homem-Aranha: No Aranhaverso


Miles Morales tenta lidar com sua rotina de estudante do ensino médio quando se torna o Homem-Aranha. Quando o rei do crime, Wilson Fisk tenta recuperar algo importante para ele através de um super colisor, liberar diversos universos que se colidem em um só, reunindo diversos "homens aranhas", que juntos devem tentar resolver este problema.  


Eu não sou uma pessoa que tem o costume de ver animações, não por que ache elas ruins, é só uma questão de falta de hábito mesmo. Mas o Aranhaverso me chamou a atenção meio na marra. No final do ano passado eu pude ir a CCXP e em um dos painéis, tive a oportunidade de ver mais de 30 minutos desse filme (não me lembro quanto foi exatamente) e foi uma ótima experiência. Já sabia desde então que queria ver a animação assim que saísse. Claro que eu demorei um pouquinho mas acabei conseguindo assistir finalmente e não me decepcionou nem um pouco, pelo contrário, me pareceu melhor ainda do que já tinha conferido. 

O Homem-Aranha: no Aranhaverso é um dos indicados ao Oscar 2019 na categoria melhor animação, e considerando que ganhou todas as premiações que antecedem o evento, dificilmente não irá vencer esta categoria.


Acho que o maior mérito desta animação é como conseguiu reinventar um personagem extremamente bem estabelecido na cultura pop mundial sem que isso parecesse desconexo com seu próprio universo. Na verdade o filme te mostra toda uma gama de elementos icônicos dos homens-aranhas existentes, que vão desde a trilha sonora à cenas de filmes, talvez isso lhe deixe conectado ao universo aranha ao mesmo tempo que está resetando ele e refazendo de uma maneira totalmente nova e dessa vez com muito significado. 

Logo no início do filme conhecemos o homem-aranha principal do filme, Miles Morales, um estudante negro, filho de um policial e uma enfermeira de origem latina e veja bem, aqui os pais estão bem vivos. Mas os pais que tem grandes expectativas em relação ao futuro brilhante do filho, acabam criando uma série de dúvidas existenciais na cabeça de seu filho que busca refúgio em um tio um tanto dúbio. O "tio maneiro" apresenta várias alternativas ao Miles e uma delas é expressar sua arte através do grafite. Enquanto ele está entre ser um estudante promissor e um garoto "cool", é quando acontece a grande reviravolta em sua vida. 


Mas ser um homem-aranha é uma responsabilidade muito grande para alguém tão jovem. Então temos um problema criado pelo vilão, o rei do crime que faz com que apareçam homens-aranhas de diversos universos e um mais diferente que o outro. Temos um grupo que nos mantém conectados e ao mesmo tempo desconectados do homem aranha clássico para formar o novo. 

A interação deste grupo e como toda a transformação do jovem Miles Morales num herói é de encher os olhos, por dimensiona essa possibilidade para qualquer um que esteja assistindo. E claro que a representatividade é um fator de grande importância aqui e novamente o multiverso aproveita muito bem isso. 

Tecnicamente a animação é muito bonita, cheia de cores e vida, um ritmo que te mantém engajado ao filme do inicio ao fim, com alternância entre momentos muito engraçados e muito dramáticos mas em momento nenhum a parte cômica deixa o filme bobo e a parte dramática deixa o filme pesado. digamos que é um dos filmes mais equilibrados que eu já vi, por isso recomendo que quem ainda puder conferir no cinema, vá o quanto antes. 




11 comentários:

  1. Oiiii,

    Eu inha ficado muito curiosa para asistir esta animação, mas sabe quando vai da empolgação do momento e a gente acaba esquecendo? Sua resenha acabou me deixando curiosa de novo, principalmente porque foi um entretenimento que te surpreendeu. Espero gostar e aproveitar também.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  2. Não sabia desse filme e nem que era um dos indicados do Oscar 2019, mas me animei em saber quer apesar de tudo que já vimos eles conseguiram reinventar esse personagem, sem dizer que o ritmo engajado e o equilíbrio em todo o filme é animador, então vou anotar esse recomendação, quero assistir.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Não fazia ideia que esta animação estava concorrendo ao Oscar, mas não sou fã do Homem Aranha! Não sei o motivo de ele não me cativar apesar de que eu gostava quando tinha um ator que eu curtia, depois que mudou tanto eu parei de gostar. Hahahahaha

    ResponderExcluir
  4. Ola sou do time do Homem aranha e amo animações então esse já está em minha lista de filmes para assistir. Pelo visto a animação está perfeito além do fato de destacar um novo homem aranha. Tenho certeza que irei amar a animação, tenho lido muitos elogios ao filme e o ritmo das cenas. abraços

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Quando saiu o trailer desse filme, apesar de amar filmes de super-heróis, eu não tinha ficado muito interessada. Porém, li tantas críticas positivas, falando que é uma das melhores animações dos últimos anos, que a curiosidade aumentou em mil. Agora só preciso achar tempo para assistir.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro animações e sempre que dá paro um tempinho para assistir. Vi vários comentários sobre esse filme, mas por eu não ser fã do homem-aranha, acabei deixando de lado. Mas tenho visto tantos elogios que eu tenho ficado cada vez mais curiosa para assistir.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Instagram

    ResponderExcluir
  7. Ao contrario de você, eu assisto muitas animações. Não por gosto, mas porque sou mãe... rs E esse filme aqui me deixou maravilhada porque eu entrei na sala do cinema achando que ler amais um filme de super herói e caramba, que enredo original e que protagonista maravilhoso. Amo o Homem aranha, e acho que este é o filme mais legal deste herói.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu gosto muito do Homem Aranha, mas ainda não tinha assistido nenhum desenho ou animação dele, fiquei com certo receio de assistir esse, mas pela sua resenha me deixou curiosa em comprovar por mim mesma do porque todo mundo acha que este é o melhor de todos e do porque estar concorrendo ao Oscar, obrigado pela dica, parabéns pela resenha me deixou curiosa em assistir. Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi! Nossa, essa virou uma das minhas animações preferidas (e assisto muitas e de vários países diferentes porque adoro as variações de estilo). Adorei o roteiro e os detalhes da animação, além da trilha sonora maravilhosa e de como os personagens são bem construídos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Eu estou ansiosa para assistir esse filme! Eu confesso que normalmente, essa animação não iria despertar minha curiosidade, pois nunca curti muito o Homem-Aranha. No entanto, desde que o Tom Holland começou a interpretá-lo nos filmes, eu passei a simpatizar mais com o personagem. Além disso, pelo que percebi, parece ser uma animação muito bem feita e com um ótimo roteiro. Gostei de saber que o desenho é tão equilibrado e fiquei ainda mais animada vendo o quanto você gostou. Espero conseguir assistir em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá!!!
    Bem, não minto que o que está me fazendo querer ver esse filme é o Porco-Aranha, pois não consigo ignorar a existência desse personagem nem um pouquinho e toda vez que lembro do mesmo já quero dar umas risadas.
    Eu também acho que com todas as premiações que esta animação está levando, a mesma irá levar o Oscar o que tirará depois de uma vida Disney e Pixar aí do seu patamar.
    Fico feliz que para alguém que não é apta a ver animação esse filme tenha lhe interessado a ponto de fazer você assisti-lo.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir