OSCAR 2019 | O afrofuturismo em “Pantera Negra”

Hoje é dia de continuar falando sobre os indicados às principais categorias do Oscar 2019 e o filme escolhido da vez é provavelmente um dos mais populares entre os concorrentes. Pantera Negra foi indicado em sete categorias: filme, canção original, design de produção, figurino, mixagem de som, edição de som e trilha sonora.

A indicação na categoria de melhor filme representa um marco importante na história do cinema, pois nenhum outro filme de super-heróis teve a chance de disputar nessa categoria do Oscar. De fato Pantera Negra apresenta alguns diferenciais entre os filmes de heróis, e ao assistir ao longa-metragem, todas as minhas expectativas sobre ele foram superadas.

      O filme conta a história de Wakanda, uma terra fictícia localizada no continente africano que foi atingida por um meteoro composto de vibranium, elemento considerado o mais valioso entre os conhecidos da espécie humana. Cinco tribos se desenvolveram na região, entre as quais quatro delas utilizavam o vibranium para a sua sobrevivência. 


Esse material permitiu que Wakanda se desenvolvesse muito, o que fez com que se tornasse o país mais tecnológico do mundo. Porém, temendo que estrangeiros descobrissem sua fonte de energia, uma barreira foi construída em torno do território, fazendo com que os indivíduos que estivessem do lado de fora tivessem uma visão diferente da forma como o país é composto.

A partir disso, observamos a morte do rei de Wakanda, T’Chaka (presente em Capitão América: Guerra Civil), e como isso fez com que o reinado de seu filho, T’Challa, se iniciasse. O destino de T’Challa não é apenas ser o rei das cinco tribos de Wakanda, mas também se tornar o Pantera Negra, um herói que irá protegê-los. Entretanto, T’Challa tem alguns inimigos, principalmente entre aqueles que querem invadir Wakanda.

      De forma geral, é um filme que traz os elementos de super-heróis esperados, tais como muitas cenas de ação e alguns momentos de humor. No entanto, Pantera Negra também nos apresenta discussões de temas importantes, e acredito que eles certamente foram o destaque que fizeram com que o longa-metragem fosse indicado à categoria de melhor filme. 


Entre esses temas podemos ressaltar a questão da apropriação cultural, muito presente no discurso de Erik Killmonger, o principal vilão do filme. Aliás, Killmonger é um diferencial como personagem, pois é possível que não o vejamos apenas como um vilão cruel, mas também sejamos capazes de nos colocar no lugar dele e entender as razões que o levam a agir da forma como faz ao longo da história.

Além disso, o filme também aborda a temática da marginalização dos negros ao redor do mundo, traz um elenco composto por grande parte de atores negros de sucesso e dá destaque às personagens femininas, que são fortes e desempenham papéis tão importantes quanto o do protagonista. A produção é certamente icônica pela representatividade, mas gostaria de analisar também uma questão que me chamou bastante a atenção nela: o afrofuturismo.

      A primeira vez que ouvi falar em afrofuturismo faz menos de um mês, por isso não posso dizer que eu seja especialista no tema, mas tentarei explicar esse conceito que conheci a partir de uma entrevista de Fábio Kabral, escritor nacional de literatura fantástica e ficção científica. De início, achei que o termo tinha sido criado por ele, mas logo descobri que é um conceito existente desde a década de 1960. Sendo assim, acho que é o momento de falarmos um pouco sobre ele.


O afrofuturismo é uma manifestação artística que se expressa em muitos meios, tais como a literatura, o cinema, a música, a moda e diversos outros espaços. Enquanto o futurismo busca libertar o ser humano de seu passado, o levando a um mundo de possibilidades tecnológicas, o afrofuturismo espera uma junção entre as origens africanas com os aparatos tecnológicos.

Isso é algo bastante claro no filme Pantera Negra, onde podemos ver roupas e rituais fortemente ligados às tradições tribais africanas ao mesmo tempo em que observamos uma sociedade extremamente futurista. Shuri, a irmã de T’Challa, pode ilustrar isso ao desenvolver aparatos tecnológicos sem precisar abrir mão de acessórios que a conectam com sua ancestralidade.

      Durante a década de 1960, o afrofuturismo começou a dar seus primeiros passos, sendo apoiado fortemente pela geração beat, que abraçava ritmos afro-americanos. Entretanto, foi apenas na década de 1990 que surgiu o primeiro estudo sobre o tema, realizado pelo escritor americano Mark Dery e intitulado Black To The Future: Ficção Científica e Cybercultura do Século XX a Serviço de Uma Apropriação Imaginária da Experiência e da Identidade Negra


A partir desse estudo foi possível classificar o afrofuturismo como um estilo que faz uso de referências ao primitivo, à mitologia e ao misticismo africano em junção com acessórios que remetem à ficção científica. Podemos ver esse visual manifestado na cultura pop por meio de nomes como o da escritora Octavia Butler, do guitarrista Jimi Hendrix e da cantora Janelle Monaé

Entretanto, é possível dizer que o filme Pantera Negra é o ícone que traz mais elementos da estética afrofuturista na atualidade, e graças a ele esse tema está começando a ser mais difundido dentro da ficção científica. Se você se interessa pelo assunto, indico que confira o trabalho de Fábio Kabral, que me trouxe muitos esclarecimentos sobre isso.

      Além disso, não deixe de assistir Pantera Negra, um filme que não estabeleceu barreiras entre o passado e futuro do povo negro, pois construiu pontes capazes de conectá-los. Veja o trailer:


20 comentários:

  1. Olá!

    Achei muito importante colocar esse movimento africano no filme, mostra bem mais do que apenas um filme de super heróis, traz conhecimento para quem está assistindo-o.
    Eu não estou tão conectada ao Oscar e nem aos últimos filmes da Marvel, mas espero em breve colocar os filmes em dias, pois vejo um comentário melhor que o outro.
    A dica do Pantera Negra já está anotada, espero gostar do filme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Eu também gostei muito dessa estética afrofuturista do filme. Infelizmente não conheço as histórias em quadrinhos do Pantera Negra, então não sei se isso também é abordado nelas, mas no filme realmente trouxe um diferencial diante dos filmes de super-heróis. Espero que consiga ainda acompanhar os indicados ao Oscar, que possa assistir a esse filme e que goste dele. Beijos!

      Excluir
  2. Oi!
    Ainda não Assiti a esse filme, na verdade nem tinha vontade, mas lendo o seu post, principalmente a parte sobre afrofuturismo, acabei criando uma nova visão acerca do filme que antes eu tinha como só mais um de heróis. O tema me deixou muito curiosa e acho que o filme pode ser uma boa maneira de adentrar no assunto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa!
      Assim como você, nem todos os filmes de super-heróis me interessam. Na verdade, são poucos. Mas Pantera Negra realmente tem alguns aspectos bem mais sérios do que muitos dos filmes de super-heróis e essa questão do afrofuturismo também é legal de conhecer. Espero que possa ver! Beijos!

      Excluir
  3. Oi oi,
    queria ter lido esse post antes de ver o filme. Eu amei o filme, mas adorei a sua explicação. O filme realmente atendeu a todas as expectativas dos fãs, e na minha opinião foi um dos melhores da franquia. A forma que o filme foi minimamente construído e desenvolvido fiel as Hqs que é incrível. Eu li três histórias do Pantera Negra e posso te dizer que fizeram com que o enredo e atores que realmente lembram os personagens.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P.s esqueci de ressaltar sobre o post (sorry, me empolguei). Eu gostei da forma que a adaptação tem abordado o tema. E como os diretos/pesquisadores/roteiristas fizeram um breve ressalte ao afrofuturismo. Porque na minha opinião, mesmo com tantos adereços tecnológicos, eu gostei de ver que eles não abandonaram a sua historia e seus descendentes ainda sçao lembrados de um jeito ou de outro.

      Agora sim, dei minha opinião.
      BEIJOSS

      Excluir
    2. Oi, Alice!
      Amei seus comentários! Eu ainda não li as HQs do Pantera Negra, mas fico muito feliz em saber que alguém que leu também acha que o filme foi tão bom e fiel. Que bom que gostou do post! Beijos!

      Excluir
  4. Oi, Jéssica!
    Eu acho esse filme excelente! Talvez bata de frente à Guerra Infinita. Toda representatividade, os simbolismos, a história - que é muita boa, os personagens - que são muito bem construídos, incluído o vilão, que é um dos melhores vilões já feito nos filmes de super-heróis.
    Para além disso, achei o seu texto excelente, ressaltando o afrofuturismo, desde a criação do termo, até a utilização dele na cultura.
    Parabéns!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolina!
      Ainda não assisti Guerra Infinita, então não posso fazer a comparação, mas fico feliz que tenha achado o filme tão bom também. Concordo muito com você sobre o vilão e que bom que gostou do post. Beijos!

      Excluir
  5. Olá!!

    Nossa, esse foi sem duvidas um dos melhores filmes que tive o prazer de assisti. Adorei tanto na questão dos efeitos especiais quando em.figurino, trilha sonora e principalmente na historia.

    Adorei encontrar sua resenha sobre ele e na minha opinião ele é sim um grande favorito.

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mayara!
      Este era um dos filmes para quem eu estava torcendo no Oscar de melhor filme, mesmo que não tivesse muito esperança porque eles nunca dão crédito aos filmes de super-heróis. Mas fiquei feliz por terem levado alguns prêmios. Beijos!

      Excluir
  6. Olá!
    Preciso assistir esse filme urgente, pela quantidade de indicações ao Oscar a produção do mesmo está impecável. Assisti o personagem em os Vingadores e preciso saber todos os detalhes deste povo. Adorei a postagem.

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joyce!
      Quando vi o personagem entre os outros Vingadores, confesso que nem achei que ele ganharia uma história tão incrível como a que é mostrada nesse filme. Acho que você vai se surpreender muito, pois Wakanda tem um visual completamente diferente do que costumamos ver nos filmes dos Vingadores, e isso me fez amar ainda mais pela criatividade. Fico feliz que tenha gostado do texto. Beijos!

      Excluir
  7. Oi, Pantera Negra é um filme que quero muito assistir, não só por amar filmes de super heróis, mas também por achar muito interessante a trama e a representatividade. Amei saber um pouquinho sobre o afrofuturismo, termo que até então não sabia bem o que significava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Confesso que são poucos os filmes de super-heróis que eu gosto, então realmente considero esse especial. Como fã de filmes de super-heróis, imagino que você irá gostar ainda mais. Eu fiquei bem feliz pela representatividade também e que bom que você gostou do afrofuturismo. Beijos!

      Excluir
  8. Olá, tudo bom?
    Pantera Negra foi um dos melhores filmes que assisti no ano passado. A representatividade, o empoderamento feminino, a base cultural.... tudo, absolutamente tudo me encantou no filme, até mesmo o vilão com seu diferencial, muito bem ressaltado por você. Espero muito que Pantera Negra leve ao menos uma das estatuetas pelas quais está concorrendo ♥
    Ps: Adorei saber mais sobre afrofuturismo! Vou procurar saber mais sobre o assunto ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Polly!
      Fiquei muito feliz pelo filme ter ganho três das estatuetas. É um feito e tanto para um filme de super-herói, que geralmente costumam ser subestimados pela Academia. Concordo com tudo o que você disse e fico feliz que tenha gostado de ler um pouquinho sobre o afrofuturismo. Beijos!

      Excluir
  9. Oi Jess, que bacana você usar pantera negra para falar de afrofuturismo, acho o tema super importante! Eu queria muito que o filme ganhasse alguma categoria, principalmente pra celebração da comunidade negra que se viu tão bem representada, fora o cuidado por parte dos produtores, a autora de Bruxa Akata foi convidada a colaborar na produção, sabia? Ainda assim, a academia ainda é um lugar muito conservador então acabo nem nutrindo muitas esperanças, de qualquer modo, muitos filmes com a temática racial foram indicados e isso já me deixou super animada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dayhara!
      Eu também não tinha muitas esperanças apesar de estar torcendo, mas olha só: três estatuetas! Foi um sucesso! :D Não conheço a autora de Bruxa Akata e não sabia disso, mas vou procurar me informar sobre ela. Beijos!

      Excluir
  10. Oi tudo bem? Achei a indicação muito mereceida, uma pena que não tenha ganho. Além disso, achei sua postagem bem interessante, me trouxe várias informações que eu não conhecia
    bjos

    ResponderExcluir