OSCAR 2019 | O reinado do rock britânico em “Bohemian Rhapsody”

Nossa proposta para o blog nas próximas semanas é a de produzir textos sobre os principais indicados ao Oscar 2019. Sendo assim, hoje escolhi dar continuidade a esse projeto com uma análise do filme Bohemian Rhapsody. O longa-metragem concorre à estatueta em cinco categorias: filme, ator, mixagem de som, edição e edição de som.

Bohemian Rhapsody é uma biografia que conta a história do cantor Freddie Mercury e sua trajetória com uma das bandas de rock de maior sucesso no mundo, o Queen. O filme nos apresenta o histórico de como os integrantes se conheceram até se tornarem famosos, mas podemos observar que o foco da produção acompanha os conflitos que  também surgem na vida pessoal de Mercury.

      Posso dizer que gostei muito do filme, apesar de saber que o roteiro fez uso de algumas licenças poéticas que fizeram com que ele fosse um pouco criticado pelos fãs mais exigentes da banda (se quiser ver o que foi mudado da história original do Queen, clique aqui). Bohemian Rhapsody é um filme que traz consigo algumas polêmicas até os dias de hoje, mas nada disso tira o seu mérito nesta premiação e vou explicar as razões disso.



No meu ponto de vista, o filme merece o destaque por três motivos principais: a incrível atuação de Rami Malek como protagonista, a ousadia de trazer para a tela a biografia de um ídolo LGBT grandioso como foi Freddie Mercury e a capacidade de utilizar tantas músicas icônicas da banda como elemento de dinâmica ao invés de fazer com que o uso excessivo delas tornasse o enredo monótono. As músicas são o próprio coração desse filme!

E para aqueles que acreditam que a razão é mais importante que a emoção em uma cinebiografia, e que por isso um roteiro fiel era indispensável, nesta análise mostrarei que, no caso desse filme, a ideia pode ser diferente. Bohemian Rhapsody é um filme que destaca a emoção, afinal o próprio Queen abraçou símbolos que buscavam transmitir emoções também.

        Por se tratar de uma biografia, acredito que as coisas que mencionarei nesta análise não serão spoilers, pois muitas delas já são do conhecimento dos fãs da banda. De qualquer forma, evitarei mencionar os fatos de maior impacto na vida pessoal de Freddie Mercury, pois grande parte do enredo se concentra neles.


No filme, o concerto Live Aid no Wembley Stadium, em Londres, é a primeira e a última coisa a se apresentar na tela, o que nos faz perceber que ele foi um evento importante na carreira do Queen. Porém, antes de mencionar essa ocasião memorável e comentar a sua importância, vamos falar um pouco sobre o rock.

Não há muitas contradições quando falamos que esse estilo musical nasceu nos Estados Unidos, tendo como pioneiros nomes como Bo Diddley, Chuck Berry e outros (veja uma lista aqui). Não podemos esquecer Little Richard nesse contexto, principalmente por ele ser mencionado no filme como um dos artistas mais admirados por Mercury.

         Entretanto, nenhum desses nomes se tornou o rei do rock. Este título foi atribuído a Elvis Presley, que além de talentoso era considerado muito bonito na época, o que fez com que o rock pudesse ser personificado em sua imagem. A influência de Elvis era tão grande que ultrapassava o mundo da música, chegando a inovar conceitos da moda entre os americanos na década de 1950.


Dessa forma, os Estados Unidos dominaram o cenário do rock mundial. Porém, na década de 1960, algumas bandas britânicas começaram a ganhar notoriedade, algo que foi noticiado pela mídia americana como “Invasão Britânica”. Entre essas bandas podemos destacar The Who, The Rolling Stones, entre outras. Porém, aquela que atingiu o topo da fama nessa década foram os Beatles.

O quarteto de Liverpool ganhou destaque que dificilmente outra banda conseguirá alcançar um dia, no entanto a separação do grupo em 1970 fez com que seus membros seguissem por caminhos diferentes no mundo da música. Seria este o momento do Reino Unido desistir de uma vez do rock? Certamente não, pois no mesmo ano em que os britânicos ficavam sem os Beatles nascia uma banda chamada Queen.

Bohemian Rhapsody nos mostra que o nome inicial da banda era The Smile, e isso é algo importante a ser lembrado. As décadas de 1970 e 1980 foram um período de efervescência para o rock britânico. Os integrantes do The Smile pensavam grande desde o início e esperavam estar lado a lado com os artistas de destaque da época, tais como David Bowie, Elton John, Mick Jagger, e outros que também são mencionados no filme. Ou seja, precisavam de um nome de maior impacto.

       Um nome que carregasse consigo a força da emoção que desejavam expressar, pois “O Sorriso” já passava essa emoção, mas precisava ser potencializada. Era o momento de fazer com que os outros vissem que o Reino Unido também poderia reinar no mundo do rock, mesmo sem a presença de um rei do rock. Então, a partir de agora, a Inglaterra deveria ter a sua “Rainha”.


A escolha do nome “Queen” para a banda pode ser bastante adequada ao trio de rapazes ingleses que formavam o grupo. Mas por que seria para alguém que nasceu em Zanzibar, como Freddie Mercury? Talvez porque o vocalista tinha maior afeição pela terra da rainha do que por sua terra natal, como também vemos no filme.

Ao escolher o “Sorriso” e a “Rainha” como seus símbolos, acredito que o Queen sempre foi uma banda movida por emoções. Aliás, isso também fica claro no filme quando os integrantes da banda compõem “Bohemian Rhapsody” a partir daquilo que lhes provocava emoções, criando uma música excêntrica que lhe soava atraente, mesmo que a composição fugisse dos padrões comerciais.

Sem ligar para qualquer razão ou padrão, a banda construiu sua carreira movida por sentimentos e assim estabeleceu seu reinado do rock, que fica visível no filme com o concerto Live Aid, no Wembley Stadium. O show não era apenas um evento importante na carreira do Queen, mas também um encontro dos maiores músicos britânicos da década. Em uma união com os americanos do John F. Kennedy Stadium, Queen e os astros do rock mostraram ao mundo que o reino é grande o bastante para todos e que não existem fronteiras para a música.

         Quer se emocionar também? Confira o trailer e não deixe de ver o filme!


30 comentários:

  1. Este ator tem toda a chance de ganhar o Oscar pois ele fez uma honorável apresentação do personagem. Eu não sou fã do cantor e não conheço muito dele, mas pelo que vi por aí o cara fez muita coisa e o personagem dele foi perfeito. Acho que merece muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Greice!
      Eu concordo totalmente com você! Mesmo que eu tenha uns três na lista de quem eu torço para ganhar o Oscar de melhor ator, acredito no potencial do Rami Malek. Eu também não conhecia muito sobre a vida pessoal do Freddie Mercury, apesar de gostar das músicas do Queen, mas acho que o Rami convenceu muito e o figurino também ficou ótimo. Beijos!

      Excluir
  2. Olá, Jéssica.

    A banda é muito bem falada até hoje, mas não sou tão ligada a biografias, não fazem nem meu estilo de leitura e nem de filmes que eu costumo assistir.
    Fico feliz que a atuação tenha sido tão boa, é um ótimo ponto para um filme, ainda mais quando tem uma trilha sonora espetacular!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Biografias realmente não são um gênero que agradam a todos, então entendo seu ponto de vista. E concordo com sobre a trilha sonora ser muito boa. Acho que a atuação do personagem principal já define boa parte da ideia de um filme ser bom ou não também. Beijos!

      Excluir
  3. Oii, tudo bem?

    Aaaah, eu estou louca para ver “Bohemian Rhapsody”, sou apaixonada pelas músicas da banda Queen e pelo Freddie Mercury. Ouvi falar sobre a incrível atuação do Rami Malek, e mal posso esperar para assistir.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mirelly!
      Acho que quem ama o Queen e o Freddie Mercury tem tudo para amar esse filme também. A atuação do Rami Malek está realmente sensacional e espero muito que você goste. Beijos!

      Excluir
  4. Muito legal essa sua iniciativa de escrever sobre os indicados do Oscar. =D
    Não sou muito de assistir filmes, contudo, esse é um que, de fato, chamou muito minha atenção, pois acho a trajetória do Queen incrível! Não vejo a hora de assistir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andrea!
      Na verdade, a iniciativa de escrever sobre o Oscar foi da minha colega de blog Mirian Furtado, mas fico feliz que você tenha gostado. E como você gosta do Queen, acredito que vai adorar esse filme também! Beijos!

      Excluir
  5. Eu já tinha ouvido falar dessa banda, mas como não curto muito rock nunca me interessei em saber mais ou ver o filme. Mas imagino que deve agradar bastante quem curte, apesar da licença poética utilizada, provocando certas alterações da realidade.

    Fico feliz pelas indicações ao Oscar e espero que consigam conquistar a estatueta! É provável que eu não venha a assistir o filme por não fazer meu estilo, mas também considero super válida a aposta que fizeram ao trazer a biografia de um artista tão importante e representativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luna!
      Eu concordo com você sobre a importância de trazer a biografia de um artista que significa tanto para a representatividade. Que pena que o filme não faz o seu estilo, mas realmente é bem emocionante para quem gosta da banda. Beijos!

      Excluir
  6. Olá!
    Eu amei esse filme e me emocionei com a trajetória do Freddie, sua história com a família, sua altivez e principalmente nos instantes finais não tem como não derramar algumas lágrimas ao vê-lo brilhar no palco em Wembley.
    Não sei se levará o Oscar mas torço para que ganhe bons prêmios.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!
      Também tenho dúvidas se ele levará o Oscar na categoria de melhor filme porque esse ano o evento tem alguns concorrentes muito fortes, mas espero que ele consiga ser premiado pelo menos em uma das categorias indicadas. Eu me emocinei praticamente nos mesmos momentos que você, além daquele momento em que ele se reúne com os amigos e faz aquela revelação, sabe? hahaha Beijos!

      Excluir
  7. Conheço pouquíssimo da história do Queen e do rock no geral, apesar de gostar bastante das músicas. Parece ser um filme muito emocionante e vi diversas pessoas elogiando, o que me deixa muito curiosa para assistir. Sei que algumas coisas da história foram omitidas por conta dos outros integrantes, que não quiseram expor tudo (não sei até onde essa notícia é verdade), mas ainda assim parece ser uma obra grandiosa e que espero assistir logo.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi!
      O filme realmente merece todos os elogios que têm recebido por aí. Não sabia que a razão de terem omitido algumas coisas sobre a história do Queen era por causa dos outros integrantes. Interessante saber disso, vou pesquisar a respeito. E espero que você goste do filme e possa vê-lo logo. Beijos!

      Excluir
  8. Não sou a maior fã de Queen, mas confesso que tenho muita vontade de assistir ao filme. Li tantos elogios que fica difícil não nutrir curiosidade.
    Queria muito assistir antes o Oscar, mas tô achando que não vai dar tempo :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra!
      Acredito que esse filme vai agradar muita gente, até mesmo os que não são super fãs do Queen, pois é um filme muito dinâmico e a trilha sonora consegue passar energia. Tomara que você possa assistir antes do Oscar! Beijos!

      Excluir
  9. Olá Jéssica, eu queria ter ido assistir esse filme quando estava no cinema =/ Mas de qualquer forma ainda vou assisti-lo quando tiver um tempo livro <3 Pelos seus comentários e outros que eu li a atuação do Rami Malek deve estar muito boa e o roteiro também *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica!
      Eu também gostaria de ter visto no cinema, mas infelizmente não deu. Tem muitas cenas de músicas e eu imagino que o povo todo deve ter ficado cantando nessas partes, porque é bem emociante. Mas vale a pena ver mesmo assim. Beijos!

      Excluir
  10. Ola!!

    Nossa, pensa em um filme que eu estou louca para assistir! Sou apaixonada pelo Queen e acho que o Freddie Mercury é um genio da musica! O tanto de elogios que vejo por essa pelicula me atraem imensamente!
    Pretendo ler antes de o Oscar acontecer e confesso que já conto como ele ganhe algo! Torço muito!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Espero que tenha conseguido ver antes do Oscar! E pelo visto você tinha razão sobre os muitos prêmios que ele ganhou! hahahaha Beijos!

      Excluir
  11. Para os fãs de Queen,esse filme é um prato cheio.Ainda não tive a oportunidade de assistir, mas ele só está recebendo excelentes críticas e eu acho que será o vencedor do Oscar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Mesmo que não tenha sido o vencedor do Oscar de melhor filme, ele conseguiu realmente vários prêmios. Os responsáveis devem estar orgulhosos. Beijos!

      Excluir
  12. Estou doida para ver o filme. Não sabia dessas licenças poéticas, mas acredito que isso não deva interferir na qualidade da obra cinematográfica. Cinema é arte, quem quiser exatidão que leia uma biografia. Adorei o seu texto.

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tatiana!
      Eu concordo com você nesse caso, pois as mudanças que fizeram no roteiro em relação a história do Queen não chegaram a prejudicar em nada a narrativa do filme, assim como também não trouxeram nenhuma imagem negativa aos membros da banda. Além do mais, é impossível contar uma história 100% biográfica, pois cada um pode enxergar de um jeito. Espero que consiga ver o filme. Beijos!

      Excluir
  13. Olá,
    não sou lá muito fã de rock, mas como qualquer ser humano que possui audição, já ouvi falar muito sobre o cantor e sua banda, consequentemente também ouvi maravilhas sobre o filme em questão e a atuação do ator, acredito que ele possui grandes chances de levar a a estatueta.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Delmara!
      Atualmente acho que é mesmo bem difícil que alguém não conheça a banda, mesmo entre aqueles que não gostam de rock. Apesar do filme não ter levado a estatueta de melhor filme, Rami Malek levou a de melhor ator e teve vários outros prêmios para a produção, então imagino que eles devam estar satisfeitos mesmo assim. Beijos!

      Excluir
  14. Conheci a banda a uns 5 anos atrás. E me apaixonei por ela logo de cara. Acho difícil alguém hoje em dia não conhecer ao menos 1 música do Queen. Sempre fico com aquela impressão que eles fazem uma falta enorme no mundo da música. E quando eles vieram no Rock um Rio com o Adam foi simplesmente maravilhoso e emocionante.

    Apesar de ser fã da banda, não tive a oportunidade de ver o filme, lembro que na época enrolei tanto para ir, que acabei perdendo a chance.

    Mas adorei a sua crítica e vou ver se assisto para ver o que eu acho sobre.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Francine!
      Lembro do quanto essa apresentação com o Adam foi bem elogiada na época. Eu não estava lá, mas vi uns vídeos e achei emocionante também. Acho que você vai gostar muito do filme. Beijos!

      Excluir
  15. Eu amo a banda Queen,o Freddie é um ícone e apesar de ainda não ter assistido o filme, tenho certeza que o ator fez uma atuação a altura, pois não foi atoa que ele ganhou um Oscar!!! Já estou louca pra assistir, ainda mais com sua crítica.

    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nayara!
      Realmente, também acho que não foi à toa que ele ganhou um Oscar. Que bom que você gostou do texto e, como fã da banda, acho que você também vai amar o filme. Espero que possa vê-lo logo. Beijos!

      Excluir