ANÁLISE | A mitologia em “Ao no Exorcist”


Recentemente tive uma experiência muito divertida assistindo ao anime “Ao no Exorcist”, também conhecido como “Blue Exorcist”. Gostei muito da história de Rin, um garoto que, ao descobrir ser filho de Satã e compreender o terrível histórico de seu pai na sociedade em que vive, resolve se tornar um exorcista para lutar frente à frente contra o pai.

Uma das coisas que mais gosto no anime é a relação entre Rin e seu irmão gêmeo, Yukio. É meio angustiante observar o quanto os dois têm personalidades diferentes e, mesmo que gostem muito um do outro, sempre parece haver uma inveja reprimida, principalmente por parte de Yukio. Os conflitos de identidade de Rin pelo fato de ser um demônio também são bem interessantes.


É uma obra que mistura bem os gêneros de aventura, drama e comédia. Entretanto, não acho que “Ao no Exorcist” seja um anime livre de críticas. Gostei muito da representação de liderança da personagem Shura, professora de Rin, mas preciso dizer que há uma extrema e desnecessária erotização dessa personagem, com roupas minúsculas e um corpo que está longe de ser considerado comum.

Infelizmente isso ainda é corriqueiro entre os animes e não causa espanto. O que surpreende realmente, desta vez de forma positiva, é toda a mitologia presente na história. Nem todos os seres sobrenaturais de “Ao no Exorcist” são exclusivos do anime, e como algumas referências podem passar despercebidas, é interessante sabermos um pouco sobre suas origens. Vejamos os principais:

Astaroth ou Ashtoreth
Um dos primeiros demônios a aparecer no anime é Astaroth, também chamado de Rei da Podridão. Ele é um dos servos de Satã e utiliza um corpo humano para provocar Rin e fazer com que o protagonista se revele como filho de Satã. Na vida real, a Bíblia Hebraica menciona Ashtoreth e o descreve como um demônio que possui asas de plumas, mãos e pés de dragão e carrega uma serpente na mão e uma coroa na cabeça. Já na cultura medieval, Astaroth é um demônio com a forma de um cavaleiro negro que monta um escorpião.


Naberius, Naberus, Nebiros ou Cerberus
Naberius é um demônio cujo o corpo é cheio de costuras disformes. No anime, trata-se de um demônio do tipo ghoul. Naberius é feito de cadáveres e pode se dividir em dois, além de causar necroses em suas vítimas após submetê-las à graves queimaduras. Na vida real, Naberius também pode ser encontrado na mitologia como Naberus ou Nebirus, descrito pelo ocultista Johann Weymer como o mais valente Marquês do Inferno, cuja a forma é a de um cão de três cabeças. Na mitologia grega, seu correspondente é Cerberus.

Mephisto Pheles ou Mefistófeles
Mephisto Pheles é um personagem bastante enigmático no anime. Além de ser um dos filhos de Satã, assim como Rin, ele também é o diretor da Academia Vera Cruz, onde o protagonista estuda. Sua personalidade é elegante, extravagante e misteriosa. O nome do personagem, Mephisto Pheles, é uma variação de seu nome na vida real, Mefistófeles. Este ser é um personagem da cultura medieval, muito popular como o demônio amargo e sarcástico que assombra Fausto na obra do escritor Johann Wolfang von Goethe.


Kraken
Na primeira temporada de “Ao no Exorcist”, um enorme demônio marinho com a forma de uma lula gigante aterroriza uma das cidades da costa japonesa. Este demônio é chamado de Kraken e há muitas lendas sobre ele no anime, fazendo com que um dos personagens acredite que seu pai tenha sido morto pelo monstro. Na vida real, o Kraken é uma figura do folclore nórdico que acreditavam habitar o Mar da Noruega. Em sua lenda, o animal apresenta cem tentáculos e o corpo do tamanho de uma ilha.

Amaimon, Amaymon ou Amoymon
O irmão mais novo de Mephisto é Amaimon, outro dos filhos de Satã no anime. O demônio usa o título de Rei da Terra e tem uma personalidade calma, só pensando em se divertir. Apesar disso, Amaimon se mostra agressivo quando alguém o impede de fazer o que quer. Na vida real, este ser é conhecido na mitologia como Amaymon ou Amoymon, na qual é descrito em grimórios como um dos quatro demônios associados às direções cardiais. Sua direção costuma ser descrita como sul ou leste dependendo da fonte.


Naiads ou Náiades
No anime, as naiads são demônios feitos de água invocados por Yukio em uma de suas lutas. Apesar de compostas apenas por água, as naiads têm a forma de mulheres usando longos vestidos. Seus poderes envolvem aprisionar e afogar seus adversários. Na vida real, as náiades são seres aquáticos da mitologia grega semelhantes às sereias. São descritas como seres com dons proféticos, poderes curativos e a capacidade de manipular a água. Além disso, têm uma bela voz e costumam punir com doenças aqueles que se banham em seus lagos.

Karura, Garuda ou Fênix
Karura é um demônio de fogo de alto nível no anime. Ele é a força essencial para criar uma barreira capaz de deter o poder do Rei Impuro. Sua forma é a de um pássaro de fogo com tórax e cabeça humana. Não gosta muito dos humanos por sempre tentarem capturá-lo. Na vida real, Karura é uma divindade da mitologia hindu-budista que apresenta tórax humano e cabeça de pássaro. No hinduísmo, de onde Karura é derivado, o nome Garuda é utilizado para se referir a uma raça de pássaros gigantes. Na mitologia grega, sua correspondente é a Fênix.


Não conhece o anime? Clica nessa abertura pra sentir o clima da história!


11 comentários:

  1. Eu já comecei a ler o mangá, mas não lembro porquê eu parei de ler e não assisti o mangá. Lendo sua postagem me deu vontade de começar de novo, pois pelo visto tem uma mitologia rica! Gostei de saber um pouco mais, gostei bastante das "sereias" dessa mitologia!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Nossa, que post mais completo, adorei ver seus comentários sobre o anime. Quando eu era mais nova, adorava assistir a animes, ler mangás e tal, mas o tempo foi passando e fui passando a ler e ver outras coisas. Mas sempre que posso eu pego um pra ver ou ler. Esses dias mesmo vi o live action de Bleach na Netflix e adorei.
    Enfim, esse eu ainda não conhecia e fiquei bem curiosa, eu sou um tantinho medrosa, mas acho que vou gostar bastante. Vi a abertura e já fiquei aqui pensando que preciso muito ter tempo para ver!

    ResponderExcluir
  3. Aaahhhh, encontrar essa comparações e análises aqui me lembraram que eu comecei a ver este anime com meu marido e ele parou de ver e eu fiquei sem saber o resto da história, porque meio que temos um ritual de o que começamos juntos tem que ser terminado juntos, embora tenha a probabilidade alta de ele nunca concluir nada. Eu li correndo, porque fiquei com medo de ter alguma revelação mais importante sobre a trama. Agradeço o post, volto aqui quando terminar de ver! Obrigada!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  4. Ahhh, já salvei teu post nos favoritos porque preeeeciso procurar esse anime para assistir. Adorei a trama e os personagens, faz tempo que um anime não me chama a atenção assim, tinha parado um pouco de assistir.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu não assisto animes há séculos, bateu até saudades agora. :( Acho que o último que eu vi, muitos anos atrás, foi Naruto e mesmo assim abandonei bem antes de saber como as coisas iriam progredir na história. Tanto que não peguei a fase adolescente/adulta dos personagens.

    Esse anime parece muito interessante por trazer como personagens principais demônios e como protagonista o próprio filho de Satã que resolve ser diferente do pai e lutar contra ele. É algo curioso e até mesmo divertido. Gostaria muito de acompanhar esse anime, mas no momento não tenho tempo para nada, até minha leitura está atrasada. Mas no futuro, se tiver a chance, assistirei sim.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jessica.
    Confesso que sou uma negação para Animes. Não entendo nada de nada!! Rs...
    Mesmo assim, achei seu post bem interessante, com essa apresentação dos personagens e a relação deles com a mitologia (esse sim um assunto que eu manjo alguma coisa! Rs...)
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?
    Confesso que não sou de conferir animes, principalmente por essa erotização desnecessária e exacerbada que ocorre na maioria deles, inclusive nesse né? =/
    No entanto, curti muito sua postagem e saber essas curiosidades sobre os demônios, relacionando-os com os seres mitológicos que são mais conhecidos por nós. Adorei a postagem e as curiosidades ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Jessica,
    Eu vi “Ao No Exorcist” já faz um tempinho e gostei bastante. Sua crítica é bem completa ao citar as origens de alguns seres sobrenaturais que aparecem no anime. Parabéns pelo belo trabalho. Me deu vontade de rever.
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  9. Oiii tudo bem???

    Não sou aquela fã de Anime, e o único que vi ate hoje foi your name, apesar de gostar de algumas histórias o estilo de desenho me deixa muitooooo entediada.
    A história do citado a cima me chamou a atenção, mas não sei se veria pelo motivo citado acima. Me lembrou Hellboy por ser filho do diabo, e adoro.
    Adorei o post.
    Bjus RAfa

    ResponderExcluir
  10. Não sou íntima dos animes, mas anotei a dica para conferir. Por não ter o hábito de assistir esse gênero, desconheço as características que um bom anime deve ter, mas uma coisa me chamou a atenção no seu post e foi a descrição do Amaimon e me fez pensar alguns políticos de hoje em dia... rs Você fez essa associação?
    Valeu pela dica
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Não sou fã de animes, mas gostei da ideia do autor, são vários tipos de demônio diferentes com diferentes aparências. E o personagem principal não gostar do pai e ser tornar um exorcista é uma ideia bem louca, mas legal, ahahaha. Vou indicar para o meu irmão que adora animes!

    ResponderExcluir