TOP 5 | Contos de Imaginação e Mistério – Edgar Allan Poe


Desde o início, criei muitas expectativas com este livro. Posso dizer que nenhuma delas foi frustrada, pois o autor só conseguiu me surpreender ainda mais com seu estilo literário. O que mais gosto nos contos de Poe é o fato de eles, muitas vezes, oferecerem uma dupla visão da mesma situação. Sendo assim, o leitor pode encarar o fato narrado como algo sobrenatural ou como um engano natural da mente humana. Vi esse recurso sendo utilizado em William Wilson, O Gato Preto, A Queda da Casa de Usher, O Rei Peste e outros.

Além disso, o autor também tem uma forma única de fazer com que o leitor se prenda aos mínimos detalhes da narrativa, estimulando a expectativa de desvendar o que há por traz daquela situação que, embora repleta de elementos sobrenaturais, quase sempre oferece uma explicação mais racional e lógica. Isso me chamou bastante a atenção, principalmente em O Escaravelho de Ouro, Os Assassinatos da Rue Morgue e O Mistério de Marie Roget. Até então, nunca tinha lido algo em estilo mais investigativo e, ao descobrir que esses contos envolviam essa temática, cheguei a pensar que não me agradariam tanto. Mas me senti realmente envolvida em toda a trama que as histórias apresentam, me fazendo criar diversas teorias e sempre oferecendo um final surpreendente.


Posso dizer que, como um autor clássico, Poe apresenta uma linguagem formal, o que é compreensível considerando que viveu durante o século XIX. Gosto muito das ambientações utilizadas na maioria das histórias e do grande uso de referências que ele faz a importantes nomes que fizeram parte desse período diretamente ou como influência para a sociedade da época.

Alguns contos possuem personagens tão impactantes que me fizeram querer estar diante deles para ver com meus próprios olhos toda a atmosfera que o autor conseguiu descrever ao seu redor. Desde o intrigante Roderick Usher (A Queda da Casa de Usher) até o genial Monsieur C. Auguste Dupin (Os Assassinatos da Rue Morgue e O Mistério de Marie Roget).

Por esse motivo resolvi escrever este TOP 5 de contos favoritos desse livro como incentivo para que busquem conhecê-lo também, pois é realmente incrível.


5 – O Poço e o Pêndulo
Neste conto em primeira pessoa, observamos um prisioneiro sendo julgado e condenado à morte por suas atitudes, consideradas hereges. Em meio à agonia da prisão, o leitor se depara com as maneiras com que o protagonista enxerga o confinamento, o desespero que o invade e a forma como busca compreender todo o ambiente que o cerca. Considero esse conto um grande estímulo à imaginação, e foi isso que me conquistou mais nele.

4 – O Gato Preto
Também em primeira pessoa, o conto trata sobre o dia em que o protagonista encontra um gato preto e resolve levá-lo para casa e cuidar dele. Apesar de algumas superstições que envolvem este animal, o homem não dá ouvidos a elas, porém algum tempo depois começa a se sentir bastante aborrecido pela presença do gato em sua vida. A interpretação que podemos fazer desse conto é dupla, o que, em minha opinião, o torna ainda mais interessante.


3 – Os Assassinatos da Rue Morgue
Um crime acontece na Rue Morgue, tendo duas mulheres assassinadas de forma brutal e misteriosa. Em primeira pessoa, o narrador nos apresenta seu amigo e parceiro de gostos excêntricos: Monsieur C. Auguste Dupin. Como um homem atento que é, Dupin aprecia passar seu tempo analisando os detalhes em diversas situações, por isso resolve tentar desvendar esses assassinatos. Gosto muito da forma como os detalhes são tão bem utilizados nesse conto, adoro a personalidade do Dupin e o final me surpreendeu bastante.

2 – A Queda da Casa de Usher
O narrador deste conto relata sobre o período em que se propôs a passar algumas semanas na melancólica casa de seu antigo amigo de infância, Roderick Usher. A irmã do amigo estava muito doente, e este também adquirira uma condição de hipersensibilidade que o impedia de entrar em contato com tudo o que oferecia muitos estímulos sensoriais. Em minha opinião, o atrativo desse conto é a própria condição do Usher e a forma como sua casa ganha uma importância tão grande quanto a de um personagem na história.


1 – William Wilson
Neste conto, o narrador nos apresenta a história de sua infância. Com o tempo, alguns fatos desse período lhe parecem confusos, mas ele se esforça em tentar compreendê-los de forma racional. A única coisa de que se lembra com clareza é que conheceu um garoto que tinha seu mesmo nome e parecia sempre estar tentando enfrentá-lo. Entre todos os contos, esse com certeza foi o mais misterioso para mim. Fiquei horas criando teorias para explicá-lo, e gosto muito da sensação de me sentir ainda intrigada sobre ele.

Espero que a dica tenha sido útil aos admiradores do autor e àqueles que ainda querem conhecê-lo.

13 comentários:

  1. Olá!

    Eu nunca li nada do autor e achava que ele só escrevia livros de terror, não sabia que abordava também em seus livros investigações.
    O conto que mais me chamou a atenção foi o da Rue Morgue, irei anotar a dica de livro, fico feliz que você tenha gostado!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho essa edição muito bonita, ela passa toda a mensagem de mistério que compoe a figura do autor. Gato preto é um dos meus contos favoritos da vida, porque a maneira como a narrativa é construída, te deixa muito interessado, eu lembro que na primeira vez que li, me arrepiei.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Adorei a seleção! Alguns de meus contos favoritos estão presentes! Sou fascinada por O poço e o pêndulo e A queda da casa de Usher! Eu comecei a ler Poe ainda muito jovem e realmente senti medo lendo muito de seus contos! Lembro que quando li O poço, fiquei pensando o que teria ele cometido pra estar ali, e o que tinha sido no final? Acho que ele causa isso em toda a obra, essa sensação inquietante na gente.. Gosto muito de Os assassinatos da Rua Morgue, porque teve um final tão inesperado, e mostrou que se ele quisesse poderia ter escrito grandes mistérios policiais.. Obrigada pelo post!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  4. Nossa esta ai um escritor que sempre tive vontade de ler, mas admito que tive sempre um certo receio, acho que por achar que a leitura dele ia ter uma escrita que não ia me conquistar.

    Gostei bastante dos contos que você separou e fiquei tentada em comprar esse livro. Agora acho que todo mundo tem que ler pelo menos um livro dele.

    Amei as fotos, ficaram lindíssimas! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Poe é um autor que eu gostaria de conhecer, mas ao mesmo tempo não haha. Seus contos tem premissas bastante interessantes, creio que são leituras fascinantes, porém por serem escritos com uma linguagem mais rebuscada, e eu ter um certo bloqueio com esse tipo de livro, fico receosa de acabar não gostando.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiee, tudo bem? Gostei muuito do seu post! Desses contos que você selecionou eu não li apenas o William Wilson, justamente o seu favorito! Dos contos que li do autor meus favoritos são O Gato Preto e O Coração Denunciador. Ah, e também gosto muito de O Poço e o Pêndulo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    O pouco que conheço do Poe me deixa intrigada. Assisti The Following e foi onde a curiosidade foi criada por conter trechos de seus contos. Esse TOP 5 é bem interessante e só reforça a minha curiosidade em conhecer mais a fundo a obra dele.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Oi oi!
    Para ser sincera eu até gostei da obra( e do Top que você fez), mas não sou fã do gênero e acho que mesmo com as suas escolhas de contos (que por sinal ficou maravilhosa!), não vou me arriscar a ler um livro que tem histórias de terror (sou medrosa, assumo). Dessa vez vou deixar passar essa indicação e espero que outros leitores gostem...

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada desse autor, mas já li muitos comentários positivos sobre as obras dele, por isso tenho curiosidade em ler algo. Bom, eu não sabia sobre essa dupla versão da mesma situação que os contos do autor oferece, e achei interessante esse ponto. Dos contos selecionados, eu não sei dizer qual me deixou mais curiosa, pois todos parecem bacanas. Enfim, gostei bastante do seu post.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  10. Oii tudo bem??

    Dos contos acima só li o Gato Preto, e achei bem macabro, fiquei pensando nele por um bom tempo.
    Adorei seu top 5 e fiquei curiosa pra ler os outros, tenho alguns na edição da DarkSide e espero ler em breve.
    Adorei.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  11. Oi!

    Eu li apenas um conto dos mencionados acima, que é O Gato Preto, talvez um dos mais conhecidos. Na época, adorei a forma como ele mistura alguns elementos. Essa edição é linda e eu quero muito tê-la, para poder ler mais coisas do autor, principalmente porque acho genial essa dualidade na hora de mostrar possíveis versões de uma história.

    Parabéns pela resenha!

    beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Gosto muito do gênero que o Poe escreve, mas já tentei ler O Gato Preto e não consegui gostar da sua escrita. Fiquei contente por ter lido seu TOP 5 de contos do autor presentes nesse livro e, apesar de você ter gostado muito dos contos, não consegui sentir vontade de ler, pois sinto que esse não é o momento certo, sabe?
    Por conta disso, vou passar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Já tentei ler alguma coisa do autor e não funcionou para mim. Realmente não é o tipo de leitura que me prende ou me agrada. mas vou passar a dica para os amigos que gostam, eles irão apreciar mais que eu.
    beijos

    ResponderExcluir