CRÍTICA | Amnésia

Sinopse: Depois de um terrível acidente, um homem acorda na cama sofrendo de perda de memória. Tentando absorver o que estava acontecendo, começa então a desvendar uma teia de mentiras e enganos, suspeitando de sua esposa, que o mantém prisioneiro em sua própria casa.

Direção: Michael Polish | Gênero: Suspense | Ano: 2014


        Há anos tenho o filme Amnésia na lista de produções que quero muito assistir. Porém, quando me deparei com o título Amnésia no catálogo de filmes da Netflix, fiquei muito animada e foi aí que me enganei completamente. O filme Amnésia disponibilizado pelo serviço de streaming não era o que eu procurava, lançado no ano 2000, mas outro filme, cujo lançamento foi em 2014.

De qualquer forma, só percebi meu engano quando já estava no meio do filme, então resolvi continuar a assisti-lo. Entretanto, quero deixar claro que o filme disponibilizado na Netflix não é o lançamento de 2000, pois descobrir isso tardiamente foi meio decepcionante para mim. Inclusive, ambos os filmes não têm qualquer relação de proximidade. A partir desses esclarecimentos, vamos ao filme de 2014!

Amnésia se inicia com um acidente de carro, no qual havia um homem, uma mulher e uma garota. Eles seguiam por uma estrada quando o homem, que dirigia o veículo, acaba provocando o acidente. Depois disso, vemos que ele aparece na cama de um quarto, ainda debilitado pela tragédia. A mesma mulher que estivera no veículo consigo agora aparece ao seu lado e se apresenta como sua esposa.

        O protagonista, entretanto, não se lembra da vida que tinha antes do acidente. Mesmo que a mulher lhe conte algumas coisas sobre o relacionamento que costumavam ter, não consegue se recordar de nada daqueles fatos. Além disso, também se sente incomodado por se lembrar da garota no carro, mas não ter ideia de quem era ou do que acontecera com ela depois do acidente.


O homem tem muitas dúvidas sobre a mulher que habita a casa consigo. Ela é uma pessoa misteriosa, evasiva e que esconde vários segredos pela casa, como lugares em que ele não deve ir e coisas que não deve fazer. Aos poucos, ele percebe que essa mulher é bem mais perigosa do que imaginava, mas não tem ideia de como escapar dela e recuperar suas memórias.

Apesar do filme não ser o que eu esperava no momento, admito que ele prendeu a minha atenção. Mesmo com o ritmo lento, que pode desagradar alguns, consegui me envolver pelos mistérios que cercavam as memórias do protagonista e fiquei ansiosa para descobrir mais sobre a antiga vida dele, sua suposta esposa e a garota que estava com eles no carro.

Além disso, os mistérios não são apenas sobre o passado do homem, mas principalmente com relação ao comportamento da mulher. Vemos que ela tem atitudes muito estranhas com ele, tentando afastá-lo do mundo exterior e desviando os assuntos quando ele entra em temas importantes do passado. Tudo isso torna o filme intrigante.

       Entretanto, preciso também mencionar os pontos negativos, e infelizmente eles tiveram um grande impacto na obra. A maior revelação do filme não era tão surpreendente para o telespectador que prestasse atenção a um detalhe mencionado no início da história. Mesmo assim, não chegaria a ser um final ruim se fosse melhor explicado.


O fato é que o filme cria dúvidas e isso é ótimo no decorrer da trama, pois gera expectativa. Porém, quando chega ao final, não esclarece a maior parte dos questionamentos, deixando vários furos no roteiro, que não convence o telespectador. Portanto, considero a falta de argumentos após o plot twist como a pior falha do filme.

A trilha sonora também deixou muito a desejar. Por ser um filme de suspense era possível o uso de uma trilha sonora de maior impacto para as cenas de tensão, mas a música passa quase despercebida nessas cenas. Senti que metade do potencial delas foi perdido pelo uso de uma trilha sonora fraca, que não valorizava o contexto.

De forma geral, os aspectos que mais gostei no filme foram os mistérios que conseguiram me prender durante boa parte da narrativa e a atuação de Kate Bosworth, que interpreta a esposa do protagonista. É angustiante a forma como ela se mostra anormalmente calma em muitos momentos, inclusive os mais tensos, como imagino que seja realmente o comportamento de uma psicopata.

        O filme recebeu notas baixas da crítica especializada e devo dizer que não tenho embasamentos teóricos para defender a obra, mas como telespectadora, considerei-o mediano. É um filme que pode prender sua atenção, mas que deve ser visto sem muitas expectativas, por mais que ele tente criá-las na sua mente. Confira o trailer:



28 comentários:

  1. Apesar do filme não ser o que tu esperava, acabou que você assistiu e agradou. Isso que importa. Descobriu um filme novo.
    O bom é que ele tem os mistérios e consegue segurar isso, acho importante no filme..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helana!
      Eu sempre tento pensar dessa forma também. Não acho que foi uma perda de tempo ter visto o filme, pois apesar de tudo considerei uma boa história. E de qualquer forma, acredito que tanto os filmes bons quanto os ruins sempre nos trazem algum aprendizado. E sobre os mistérios, realmente me prenderam muito. Acho que vale mais a pena por causa disso. Beijos!

      Excluir
  2. Ahhh que pena que o filme da Netflix não é o que você queria, mas o que mais me desanimou é saber que o roteiro é cheio de furos, odeio isso e olha que não sou nenhuma cinéfila. Mas como sou curiosa por mistérios e posso ver o filme sem muita expectativa pode ser que eu de uma espiada, o trailer pelo menos é bom.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Pois é, talvez eu não deveria ter visto o filme de forma tão precipitada, sem antes conferir se era mesmo o que eu imaginei que fosse. hahaha E realmente, os furos no roteiro são um pouco decepcionantes, mas acho que ainda vale a pena ver pelos mistérios e pela curiosidade que ele provoca. Beijos!

      Excluir
  3. Eu gosto de filmes e livros, com mistérios, que criam dúvidas e deixam a gente intrigados, se questionando... Gostei da sua crítica, foi sincera e concisa. Mas me deixou com vontade de assistir as duas versões pra ver a diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elis!
      Fico feliz que tenha gostado da crítica! Ainda não consegui assistir ao Amnésia (2000), mas imagino que eles sejam completamente diferentes, pois a história não é a mesma, nem o diretor e eles não têm mesmo qualquer ligação. Beijos!

      Excluir
  4. Amo livros e filmes de suspense, mas odeio quando existem esses furos... Sei lá, acredito que o gênero nao cabe furos sabe... Enfim gostei da premissa, mas não sei se assistiria, de toda forma vou anotar a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!
      É bem triste quando esse tipo de produção tem furos mesmo. O que mais me incomodou foram muitas coisas ficarem sem explicação, sabe? Mas ainda vale a pena ver, de forma não muito crítica. Beijos!

      Excluir
  5. Oi! Ah, até tinha gostado do filme no começo das suas impressões, mas depois fui desanimando, porque eu gosto dessas tramas misteriosas e se tem amnésia, acho melhor ainda. Mas que decepção ser assim cheio de furadas.. Fica prum próximo então..

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!
      O motivo que mais me interessou para continuar assistindo ao filme foi justamente a temática da amnésia, que adoro quando é usada em livros ou produções cinematográficas. Se o objetivo for mergulhar nessa questão, o filme é bem interessante, pois os mistérios relacionados a isso te prendem. Mas realmente não tem como não desanimar um pouco com os furos... Beijos!

      Excluir
  6. Eu não me interessei muito pela premissa, e por sua crítica fui vendo que realmente não era algo que eu ia gostar, principalmente por ter alguns furos. :/
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dessa!
      Acho que a premissa atrai mais o tipo de telespectador que gosta de histórias de mistério, pois grande parte da narrativa é focada nisso, então se você não se identifica, é provável que não acharia o filme interessante. E os furos provavelmente seriam ainda mais fustrantes. Beijos!

      Excluir
  7. Ainda não assisti o filme, mas independente das críticas positivas e negativas, eu desejo assistir para eu ter as minhas próprias impressões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É realmente o melhor a fazer! Na minha opinião, o filme está longe de ser uma perda de tempo, tem momentos muito bons e assistindo você será capaz de julgar se os pontos positivos foram maiores que os negativos ou vice-versa. Beijos!

      Excluir
  8. Olá!
    Não conhecia esse filme, mas confesso que lendo a sua crítica, é o tipo de filme que não me conquista. Talvez em uma leitura teria me chamado mais atenção.
    Gostei de saber mais das suas opiniões.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!
      Concordo com você e acho que em uma leitura a história também poderia ser boa. Mas eu gosto dessa trama em uma produção audiovisual, pois acho que nos dá a oportunidade ver as coisas de forma diferente. Beijos!

      Excluir
  9. Eu acho que este filme já está na minha lista do Netflix e devo assistir futuramente.

    Fiquei um pouco decepcionada em saber que os acontecimentos não são muito bem explicados no final, pois simplesmente detesto quando um livro/filme faz isso. Deixar algo sem explicação, como um furo, é péssimo. E por isso provavelmente passarei outros filmes na frente deste.

    Não posso, todavia, negar que estou curiosa para saber quem diabos é esta mulher, se é realmente esposa dele, e o que ela fez. Além disso, também desejo saber o que provocou o acidente e quem é a tal garota. Esta curiosidade vai fazer com que eu não desista do filme de vez.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luna!
      O fato principal é explicado, mas ainda restam pontas soltas. De qualquer forma, essa curiosidade em saber sobre a mulher e a garota é algo bem divertido. Espero que possa aproveitar um pouco o filme quando resolver assistir. Beijos!

      Excluir
  10. Oi, pelo seu post eu fiquei até curiosa para conferir o filme, uma pena que nem tudo ficou bem explicado na sua opinião. Fui conferir o trailer e já deu pra perceber que o rapaz tem motivos de sobra pra desconfiar dessa que se diz ser sua esposa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz que o post tenha te dado um incentivo para ver o filme. Acho que apesar das falhas no roteiro, ainda é um filme que merece ser visto como uma diversão a quem gosta de filmes de mistério. Eu adoro o trailer, pois ele expressa muito bem o lado sombrio da personagem feminina, e ela deixa o telespectador apreensivo ao longo do filme. Beijos!

      Excluir
  11. Oi, Karini!
    Admito que também criei expectativa com o início do filme e o desenrolar me fez esperar mais do desfecho. Mesmo assim, se você se importar mais com a capacidade de um filme de preender a atenção, vale a pena ver esse. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Jéssica!
    Já disse que adoro as suas críticas de filmes? Você sempre traz levantamentos pertinentes sobre os longas.
    Não sabia da existência desse filme e apesar de gostar muito do gênero, acho que o tema já está um pouco batido.
    Mesmo tendo assistido o filme errado, recomendo muito o de 2000. O filme é excelente, como só o Nolan sabe fazer. Se conseguir, assista, pois você não vai se arrepender.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?
    Eu sou mestre em confundir filmes com o mesmo nome e assistir o errado! Inclusive faço o mesmo com livros as vezes, então imagina só a bagunça haha
    Quanto ao filme, fiquei bem curiosa para saber quem é essa mulher e o que aconteceu com a garota, mas fiquei meio desanimada quando li sobre esse desfecho previsível e sobre esses furos de roteiro e algumas coisas em aberto. Ainda vou conferir o filme, mas vou fazê-lo sem nenhuma expectativa. Ps: espero que consiga assistir o filme que realmente queria ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Ah imagino sua decepção quando percebeu o engano. Eu não conhecia esse filme, mas confesso que não fiquei muito curiosa para assistir. O enredo não parece ser o tipo de filme que eu gosto e as ressalvas que você fez também me incomodariam.
    No entanto, espero muito que consiga assistir o outro Amnésia. Eu assisti a alguns anos para um trabalho da faculdade e achei brilhante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá Jéssica!!!
    Admito que quando vi o título da postagem jurava que seria acerca do filme de 2000 que tem por título esse mesmo, mas quando vi a foto do protagonista percebi que ou eu tava ficando doida ou não era o mesmo filme desse ano.
    Mesmo assim acabei ficando interessada em conhecer a história mesmo ela não parecendo a das melhores, porém o enredo de uma esposa que é mais uma psicopata pareceu algo interessante a se ver.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oie Jessica!

    Parabens pela sua resenha e pela sua honestidade. Confesso que estava interessada em assistir esse filme, pois gosto bastante de suspense, porem, essa pegada mais lenta e o final que deixa a desejar de alguma forma, não é para mim de fato

    beijos

    ResponderExcluir
  17. Amo quando um bom suspense é criado, e disso, ando sentindo muita falta nos últimos filmes lançados, ando ficando bem frustrada. Gostei da construção da história, mas os furos da história faz com que eu fique com os dois pés atrás. Mas gostei da sua opinião.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Ainda bem que mesmo com o engano o filme conseguiu te agradar né, tem tempo que não assisto um filme assim, ando tão sem paciência, que ficaria bem incomodada com o ritmo lento. Mas que bom que gostou!

    beijos!

    ResponderExcluir