REVIEW | The Umbrella Academy – 1ª temporada

Sinopse: Antes de falecer, o milionário Sir Reginald Hargreeves adotou sete crianças a fim de treiná-las para combater o mal. Depois que ele morre misteriosamente, esses jovens habilidosos unem suas forças para seguir o caminho para o qual seu pai adotivo os criou e acabam se envolvendo em um mundo muito mais perigoso do que eles imaginavam ser possível.

Direção: Steve Blackman | Gênero: Ação | Ano: 2019


The Umbrella Academy é um seriado da Netflix que teve sua estreia no mês passado. O enredo é uma adaptação de uma série de histórias em quadrinhos de mesmo nome, cujo roteiro é de Gerard Way (ex-vocalista da banda My Chemical Romance) e as ilustrações são do quadrinista brasileiro Gabriel Bá. Infelizmente ainda não pude ler a versão dos quadrinhos, mas ainda pretendo fazer isso futuramente.

Estava muito ansiosa para conferir essa HQ, pois além de gostar das ilustrações do Gabriel Bá em trabalhos com seu irmão Fábio Moon, também sou muito fã do Gerard Way e de sua antiga banda. Gostaria de ver qual era o seu potencial criativo ao desenvolver uma história, e pude finalmente conferir isso por meio da série.

The Umbrella Academy conta a história de um grupo de jovens que se uniu de forma inesperada. Todos nasceram no mesmo dia, e de forma muito misteriosa, pois suas mães não estavam grávidas antes do parto. Ao saber sobre o fato, o excêntrico milionário Sir Reginald Hargreeves resolve comprar sete daquelas quarenta e três crianças ao redor do mundo.

        Sir Hargreeves percebe que as crianças tinham poderes sobrenaturais e resolve criá-las em uma mansão onde pode treiná-las com o objetivo de torná-las super-heróis no futuro. No entanto, o milionário tem uma forma muito rígida de tratar seus novos filhos, estabelecendo metas extremamente exigentes para cada um e não lhes dando nenhum tipo de afeto paternal.


Essa falta de carinho se reflete na forma como resolve chamá-los: Número 1, Número 2, Número 3, Número 4, Número 5, Número 6 e Número 7. Além disso, eles contam com a presença de uma “mãe” na casa, que nada mais é do que um corpo feminino com uma inteligência artificial que os trata como filhos e resolve nomeá-los adequadamente como Luther, Diego, Alisson, Klaus, Ben e Vanya. O único que permanece a utilizar o nome dado pelo pai é o Número 5.

As crianças passam a viver como irmãs e usam seus poderes para as missões dadas pelo pai. Luther tem força sobrenatural, Diego tem mira e arremessos infalíveis, Alisson pode comandar qualquer pessoa se usar sua persuasão, Klaus e Ben têm poderes associados (aqui prefiro não aprofundar para não dar spoiler), Número 5 pode se teletransportar no tempo e Vanya é a única que não apresenta poderes entre eles. Por causa disso, ela sempre foi uma criança excluída da família.

Tudo isso é visto no primeiro episódio, que tem início com a morte de Sir Hargreeves, o que faz com que os filhos, depois de adultos, sejam obrigados a se unir novamente após terem se separado há muito tempo. No entanto, agora eles têm uma ameaça muito maior do que os criminosos que costumavam enfrentar quando eram crianças. De alguma forma, eles precisam evitar o fim do mundo.

        Não comentarei muito sobre o enredo da série, pois quero evitar spoilers. O que posso dizer é que adorei essa mistura de super-heróis e ficção científica. A premissa lembra X-Men, mas diria que o contexto da série é mais sombrio, afinal ao contrário dos X-Men que tiveram um mentor carinhoso como o Professor X, os membros da Umbrella Academy eram tratados como marionetes.


A produção trabalha muito a ideia de viagens no tempo, principalmente devido ao personagem Número 5. Essas cenas são muito legais, assim como os flashbacks que vemos dos irmãos durante a infância, o que faz com que a história apresente alguns desvios de tempo para explicar o significado das coisas que acontecem no presente.

Algo que merece destaque ao falarmos sobre a série é o quanto sua trilha sonora é maravilhosa. As músicas complementam bem as cenas de ação e animam as cenas cômicas. Além disso, os efeitos especiais são ótimos, tanto nas cenas de luta quanto nas cenas em que acontecem mudanças no tempo e espaço.

Gostei muito do fato de terem conseguido aprofundar a personalidade dos personagens, inclusive de Hazel e Cha-Cha, que servem como vilões e alívio cômico. Sobre os heróis, pude me afeiçoar com alguns deles e compreender as motivações da maioria, mas Klaus, Vanya e Número 5 foram os que mais me chamaram a atenção.  

Vi algumas críticas à atuação da atriz Ellen Page, que interpreta a Vanya, mas acredito que tudo o que ela demonstrou foi coerente com os sentimentos da personagem. Entretanto, penso que o destaque no elenco foi o ator Aidan Gallagher, que interpreta o Número 5. É difícil acreditar que ele tenha apenas 15 anos, pois sua atuação torna visível demais a idade avançada do personagem.

        De forma geral, é uma série que recomendo a todos, principalmente aos que gostam de super-heróis e ficção científica. Confiram o trailer: 



25 comentários:

  1. Oi, Jéssica.
    Dica anotada. Por enquanto estou fazendo maratona das séries da Marvel, mas como adoro super heróis, fiquei curiosa para ver essa também!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camis!
      Eu nem sou muito de ver séries de super-heróis, poucas me interessam, mas essa foi uma delas. Acredito que para quem gosta muito do gênero, como você, deve ser ainda mais emocionante. Espero que consiga vê-la em breve. Beijos!

      Excluir
  2. Olá!

    Não sou muito fã de séries assim, com super-heróis e tudo mais.
    Já assisti a uns filmes da Ellen e gostei bastante da atuação da atriz, pena que acham que ela não está indo muito bem neste novo papel.
    Eu assisti ao trailer e ele me deixou um pouco mais animada, irei tentar fazer uma maratona da série futuramente, espero gostar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Eu confesso que penso que muitos dos comentários sobre a Ellen Page eram de haters que não gostam dela por seus posicionamentos políticos em redes sociais. Não acho mesmo que ela esteja ruim no papel e acho que você vai gostar dela também. Vale a pena dar uma chance! Beijos!

      Excluir
  3. Quando eu vi o anuncio desse lançamento na netflix confesso que fiquei com receio pois não e o meu gênero preferido. Mas, pela sua descrição vale muito a pena assistir, pois amo x-men e essa mistura já me despertou interesse e curiosidade. Por fim dica mais que anota, já está na lista para assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lana!
      Assim como você, eu também não sou tão ligada ao gênero de super-heróis, mas gosto muito de alguns, principalmente X-Men. E como há muito influência deles nessa série, acho que você vai amar! Beijos!

      Excluir
  4. Olá! Eu tô muito curiosa com essa série viu! Essa pegada de X-Men foi justamente o que me chamou a atenção, já que gosto muito disso, de jovens com poderes e tal. Acredito que mesmo eles não tendo essa presença paterna no sentido da palavra, vai ser interessante descobrir como eles lidam uns com os outros, com os poderes e com as responsabilidades de terem tais poderes. Espero assistir em breve!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!
      Eu acho que o fato deles terem uma relação estranha com o pai é justamente o que faz a relação entre eles ser tão interessante. É uma série que foca mais nessa relação do que na ação propriamente. Espero que você goste. Beijos!

      Excluir
  5. Oi! Ainda não assisti a essa série, e pra dizer a verdade, não estou assim tão empolgada pra ver. O assunto é interessante, claro, e trás uma renovada para esse lado das séries e filmes com mutantes e tal, mas acredito que deva esperar essa febre toda passar pra ver.. Mas gostei muito de conhecer um pouquinho mais sobre os personagens.

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥ ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Achei que esperaria também, pois estava com medo de spoilers se assistisse agora, quando muitos estão falando sobre ela. Mas acabei não aguentando esperar! hahaha Fico feliz que tenha gostado de conhecer os personagens. Beijos!

      Excluir
  6. Olá!
    Não sabia que o enredo era do ex-vocalista do My Chemical Romance, adorava suas canções. Gostei de conhecer mais sobre o roteiro do seriado e mesmo não sendo uma adepta aos HQs fiquei curiosa para assistir.
    Vou assistir um episódio e ver se me chama atenção.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!
      Você gostava do My Chemical Romance?!! *-* Eu fico muito feliz sempre que encontro alguém que gostava deles, pois eu era muito fã e foi uma época maravilhosa na minha vida quando descobri a existência da banda. Assim como você, também não costumo ler muitos HQs, então imagino que talvez você possa gostar da série também. Beijos!

      Excluir
  7. Oi Jes!
    Ainda não assisti essa série apesar de ter ouvido bastante dela, gostei do enredo me deixou curiosa sobre a história, já anotei a dica, parabéns pela resenha me deu uma ideia do que esperar. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris!
      Realmente as pessoas têm falado bastante sobre essa série por aí, não é? E eu acho incrível porque ela merece todos os elogios! O enredo é bem legal, com uma mistura de comédia, ação e drama. Fico feliz que tenha gostado do texto e espero que possa gostar da série. Beijos!

      Excluir
  8. Olá, Jéssica!

    Eu ouvi falar desta série, muita gente falando, mas nem tinha me atentado que tinha sido lançada há pouco tempo. Achava que era mais antiga.rs

    Gostei da premissa e também me lembrou X-Men, mas o que mais me interessou mesmo foi a questão das viagens no tempo porque amo histórias nas quais isto é explorado. Não é à toa que amo Outlander.

    No momento não tenho como assistir, pois preciso colocar em dia diversas séries.kkkkkkkk... Mas futuramente é possível que eu assista.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luna!
      Eu acho que a parte das viagens no tempo foi a coisa que eu mais gostei na série. É realmente muito bem explorado e as cenas em si são muito legais, acho que você vai gostar. Espero que possa vê-la no futuro. Beijos!

      Excluir
  9. Não estava dando muita bola para essa série até ler sua opinião. Realmente eu só sabia que falava de mutantes e lembrava um pouco os X-Men, mas agora fiquei curiosa, ainda mais ao saber quem são os autores da HQ que lhe deu origem. Obrigada pela dica! Vou conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Você também admira os trabalhos do Gerard Way e do Gabriel Bá? <3 Fico feliz que o texto tenha te animado a conferir essa produção e acredito que você não irá se arrepender, pois está incrível! Beijos!

      Excluir
  10. Oi, Jéssica! estou acompanhando aos poucos algumas séries e estou doida pra assistir The Umbrella Academy. Parece ter mais dramas pessoais e familiares do que lutas, acho que vou gostar - mesmo se fosse o contrário. rs
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucy!
      Sim, é uma série que foca bastante nos dramas pessoais, e são vários dramas! Cada personagem tem seu próprio conflito relacionado aos poderes que tem e a forma como foi criado pelo pai. Eu gostei muito disso, pois os torna personagens complexos. Mas também tem várias cenas de lutas e ação! Então acho que você vai gostar de qualquer forma! hahaha Beijos!

      Excluir
  11. Oi Jéssica,
    Ia começar a assistir The Umbrella Academy nessa semana, mas acabei fisgado pelo trailer de A Ordem. É uma boa série sobrenatural envolvendo magia e lobisomens, mas Umbrella deve ser melhor pelos comentários que tenho lido.
    Com amor, André
    Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, André!
      Sabe que eu ainda não tinha visto nada sobre A Ordem antes desse seu comentário? Fui até pesquisar agora! hahaha Parece uma série legal, gostei da temática de magia e lobisomens. Acho que me animaria para assistí-la também! E espero que você goste de Umbrella Academy! Beijos!

      Excluir
  12. Olá Jéssica!!!
    Eu me empolguei demais quando assisti "The Umbrella Academy" *-*
    Como você me identifiquei com Klaus e o Número 5, pois são meus personagens favoritos de toda a série.
    Eu espero que saia uma segunda temporada da série para que possamos está conferindo mais e também concordo acerca da profundidade dos personagens.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu comecei a ver o primeiro episodio e achei bem surreal e pretendo ver toda a serie porque os elogios estão bem consistentes. Ma suma coisa que eu não sabia e que você salientou no seu post foi a questão das viagens no tempo, que é algo que eu amo e acho que vou curtir ver na serie. Valeu pela dica.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia essa série, fiquei sabendo por aqui no blog. As leituras me deixaram bem desatualizado, pois estou longe da TV para não me desorganizar. Mas fiquei bem interessado e se tiver um tempo, irei conferir.

    ResponderExcluir