RESENHA | A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison – Enéias Tavares


Sinopse: Em um Brasil retrofuturista onde serviçais robóticos e geringonças apocalípticas coexistem com o sobrenatural, o jornalista Isaías Caminha desembarca em Porto Alegre para cobrir a prisão do infame assassino Dr. Antoine Louison, aprisionado no lendário asilo São Pedro para Psicóticos e Histéricas. Na noite anterior à sua execução, porém, o facínora escapa, desaparecendo como um fantasma de folhetim. À medida que Isaías embrenha-se no mistério do desaparecimento de Louison, passa a questionar seus próprios valores, forja amizades improváveis e junta-se ao Parthenon Místico – sociedade secreta que reúne o imortal satanista Solfieri de Azevedo, o cientista louco Dr. Benignus, a médium indígena Vitória Acauã e os aventureiros do oculto Sergio Pompeu e Bento Alves.  

Editora: LeYa | Páginas: 303 | Ano: 2014 | Preço: R$ 26,50


“Sobreviverás ao abismo da tua própria loucura?”

Logo de início, devo dizer que este livro me surpreendeu muito e acredito que durante os próximos meses estarei sempre o indicando em qualquer ocasião em que eu veja uma oportunidade. “A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison” é o primeiro livro da série “Brasiliana Steampunk”, e o único publicado até o momento.

Sempre gostei do subgênero steampunk (retrofuturismo), por isso quando descobri a existência de um livro que faz uso desse cenário escrito por um autor nacional, tive a certeza de que eu deveria lê-lo. Enéias Tavares foi grandioso em conseguir trazer todos os aparatos tecnológicos como robôs à vapor e zepelins para as terras brasileiras, mas isso foi apenas o começo.

A história do livro se passa em 1911, quando um jovem jornalista chamado Isaías Caminha chega à Porto Alegre. Sua tarefa é escrever uma reportagem sobre o assassino Antoine Louison, acusado de matar cruelmente oito renomados aristocratas da cidade. Já sentenciado à morte, Louison aguarda a execução de sua pena no asilo São Pedro para Psicóticos e Histéricas. 


Antes de escrever a reportagem, Isaías busca conhecer mais sobre o acusado, o que faz com que se surpreenda com a personalidade do doutor. Louison é um homem extremamente elegante, culto e engajado em projetos sociais. Sua inteligência e sensibilidade impressionam o jornalista de tal forma que ele passa a se questionar se aquele homem seria realmente um assassino.

Louison jamais negara os crimes dos quais fora acusado. Pelo contrário, diversas provas depunham contra ele, inclusive os vários desenhos que o próprio havia feito expondo os órgãos de suas vítimas em uma galeria de arte. Porém, enquanto Isaías se depara com tantas dúvidas, acaba conhecendo um estranho grupo de pessoas que se autodenomina Parthenon Místico.

O Parthenon é uma sociedade secreta composta pela médium Vitória Acauã, o imortal Solfieri de Azevedo, o excêntrico cientista Dr. Benignus e os aventureiros Sergio Pompeu e Bento Alves. No momento, todos eles têm um único objetivo: libertar Louison. E quando o prisioneiro desaparece do hospício, resta uma dúvida a Isaías e a nós: quem está certo nesta história?


Assim como Isaías, me vi diante de alguns conflitos morais durante a leitura, e não poderei explicá-los sem dar spoilers, mas tudo o que posso dizer é que esse livro nos mostra uma escolha perigosa entre o que é certo e o que é justo. A obra gera perguntas ao leitor: ele realmente matou as pessoas? Por que ele faria isso? Por serem vítimas aristocratas, estaria ele em favor dos pobres?

Essas dúvidas permeiam a narrativa e o final é surpreendente. Com o avançar do livro, o autor vai nos dando algumas pistas sobre os mistérios que envolvem o doutor. O livro todo é narrado por meio de cartas e gravações que os personagens enviam uns aos outros, o que faz com que sejamos capazes de perceber suas diversas personalidades e o que cada um sabe sobre Louison.

Por se tratar de uma história que se passa em 1911, Tavares fez questão de utilizar em seu texto a mesma grafia de palavras usada na época, o que certamente deu um encanto a mais à narrativa. Por exemplo, você não vai encontrar uma menção à fotografia neste livro, mas certamente vai encontrar um “registro photoeléctrico”. 


Por fim, não poderia deixar de mencionar os personagens do livro. Isaías Caminha, Solfieri, Vitória Acauã, Simão Bacamarte... Você reconhece esses nomes? A obra de Tavares é criada em torno de personagens clássicos da literatura nacional que agora fazem parte do domínio público, criações de Álvares de Azevedo, Machado de Assis, Lima Barreto e outros grandes autores.

Admito que boa parte dos livros em que estes personagens aparecem originalmente ainda não li, mas um dos objetivos do autor também era causar a curiosidade para que mais pessoas lessem esses clássicos e conhecessem os personagens que inspiraram seu livro. E comigo isso deu certo, pois já quero procurá-los para próximas leituras.



18 comentários:

  1. Não conhecia a série, assim como não conhecia esse gênero e ainda de um autor nacional?! Preciso conhecer pessoalmente esse tal de Parthenon, sem mencionar os conflitos morais, super curiosa aqui! Sem dizer a inovação em usar personagens de clássicos da literatura nacional, quero muito ler.

    Abraços.
    https://acabinedeleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Mesmo o enredo não tendo me deixando curiosa por trazer um enredo com clássicos da literatura nacional, gostei de conhecer suas impressões com sua experiência nessa leitura. Uma coisa merece destaque, a diagramação está muito bonita. Adoro quando os livros trazem mapas.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  3. MAs gente, que livro mais maravilhoso é esse?
    Eu ainda não conhecia o livro e quando vi o título fiquei curiosa, vendo a capa fiquei encantada e lendo a sua resenha eu fiquei louca para ler esse livro também. Adorei a premissa, amo livros assim e espero gostar bastante da leitura se eu tiver a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Dessa vez, infelizmente, o livro não atraiu minha atenção. Tenho lido muitos YA e romances. Apesar de gostar de fantasia, tenho deixado o gênero um pouco de lado, e se leio é alguma série que já iniciei anteriormente, por isso deixarei a dica passar.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ola!!

    Gente como é londo ver o quanto a literatura nacional vem crescendo e se destacando! Nao conhecia esse livro, mas meu dDeus, definitivamente preciso dele pra ontem! Adorei a sua resenha e o que falou sobre o livro em si, uma vez que adoro livros investigativos.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  6. Gosto demais desses livros que abordam investigação e sociedades secretas. Esse me chamou demais a minha atenção e desejo estar lendo logo. Sua resenha ficou formidável, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Jéssica,
    Adorei a sinopse desse livro. Misturar steampunk com o sobrenatural deve ter resultado uma história bem curiosa. Gostei da capa e a diagramação parece ser de qualidade pelo que pude ver nas fotos. A sua resenha me deixou com mais vontade ainda de ler A Lição De Anatomia Do Temível Dr. Louison. Apesar do livro de Enéias Tavares ser de 2014, ainda não o tinha visto. Mais um que vai pra lista!
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  8. ESSE LIVRO PARECE SER MESMO TUDO DE BOM!!!!! Adorei sua resenha! Essa história parece ser muito boa e o fato de ser steampunk e se passar no nosso país é ainda melhor!! Super obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Jéssica!

    Deu para perceber seu amor pelo livro e realmente parece ser bem envolvente. Todavia eu não curto muito ficção científica e muito menos essa questão de retrofuturista. Costumo ser bem eclética, mas esse gênero de ficção científica eu costumo evitar, mesmo que alguns tenham me conquistado e se tornado favoritos.

    Fico imaginado quais foram os conflitos morais que você teve que enfrentar durante a leitura e se o tal assassino da trama realmente cometeu esses crimes bárbaros. O lado de suspense chega a me instigar, mas mesmo assim acredito que não leria.

    ResponderExcluir
  10. Olá, acho que nunca li nada voltado para o steampunk mas ultimamente isso vem me despertando a curiosidade. Principalmente porque é um genero onde autores nacionais vem dando mais atenção, as edições são sempre muito bonitas e as narrativas fogem do esperado. Não conhecia a história mas já anotei a dica.

    ResponderExcluir
  11. Eu me lembro de quando esse livro ganhou o "concurso" da Leya e foi lançado na Bienal de São Paulo, mas nunca tive muito interessa em ler essa história. Tenho um certo pé atrás com o gênero, porque os livros que eu li não me cativaram... Sabe quando a gente pega uma certo trauma?! Pois é...
    Mesmo assim fiquei curiosa sobre o texto usado pelo autor e vou ver se acho uma amostra para experimentar!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?
    Nunca li nada retrofuturista, mas fiquei bem curiosa em relação a esse livro por diversos motivos. O primeiro, por ter sido escrito por um autor nacional, que conseguiu colocar além dos elementos um mistério e um pouco de sociedade secreta em seu enredo. Segundo é a questão dos personagens terem nomes de outros criados por autores nacionais já em domínio público e terceiro por esse enredo super intrigante e por sua resenha muito bem escrita. Anotei a dica e espero poder conferir em breve! ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi! Já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca tinha parado para ler sua sinopse com calma. A premissa parece bem intrigante! Sempre me divirto muito com as tramas de steampunk por possuirem tantos maquinários, mas o que mais me chamou atenção na sua resenha foi o uso da grafia de acordo com a época em que a trama se passa - como professora de português, sempre fico interessada em casos em que há essa preocupação.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, esse livro parece ser bem diferente do que estou acostumada a ler e gostei muito disso. Achei interessante o fato de termos um jornalista nessa obra e por apresentar uma proposta steampunk, que é um subgênero que tem me agradado muuito.
    Vou anotar a dica desse livro, sem dúvidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Jéssica!
    Eu não conhecia o livro, mas logo de cara tinha ficado interessada, pois venho cada vez mais querendo ler história do gênero steampunk. No entanto, quando li a sinopse, além de achar muito confusa, me pareceu que o autor quis colocar muitos gêneros em um livro só: tem policial, ficção científica, steampunk, sobrenatural, um apocalipse... Não sei, isso me deixou um pouco receosa.
    Mas é ótimo ver que o gênero vem crescendo aqui no Brasil.
    A sua resenha está ótima!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bom?
    AMEI sua resenha, mas não curto o gênero steampunk... Acho muito complexo, RS. Mass eu adorei ver como você usou os termos pra explicar pra gente, e é uma delícia ver como estão sendo lançados livros dos mais diversos tipos em cenário nacional! ❤

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Esse livro parece ser extremamente incrível! Sério, estou muito feliz por ser um livro nacional. Isso é mais uma prova de que nossos autores são muito talentosos e merecem a devida atenção, tanto dos leitores, quanto das editoras. Livro adicionado a minha lista com sucesso e adorei saber sobre as inspirações do autor.

    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o autor e nem o livro, mas fico feliz que você tenha gostado tanto da leitura. Confesso que esse é um gênero que não me atrai tanto e, por isso, não sei se faria essa leitura. No entanto, achei o enredo bastante original e acredito que, para quem gosta desse estilo de livros, deve ser uma leitura muito interessante. Além disso, achei muito legal o fato do autor usar personagens de obras clássicas da literatura nacional, pois realmente pode despertar o interesse dos leitores para ler essas obras também.
    Vou passar a dica desta vez, mas adorei sua resenha e fico feliz que tenha sido uma leitura proveitosa.
    Beijos!

    ResponderExcluir