TOP 5 | Simulation Theory – Muse

Na última sexta-feira, a banda britânica Muse lançou seu oitavo álbum, “Simulation Theory”. Com o lançamento do primeiro single, “Dig Down”, no ano passado, admito que eu não estava muito confiante sobre esse álbum, mas acabei me surpreendendo muito. Posso dizer que ainda prefiro “The Resistance” e “Drones”, mas o novo álbum tem muitos pontos positivos.

Assim como os álbuns anteriores, que traziam músicas contextualizadas com fortes críticas sociais e até sociedades distópicas, “Simulation Theory” também apresenta essa temática, porém de forma mais leve, seguindo pelo viés do retrofuturismo e da ficção científica da década de 1980. Inclusive, a capa do álbum foi feita por Kyle Lambert, o mesmo criador de arte da série Stranger Things. 



É interessante como Muse usou a ideia de realidade simulada, criando até versões alternativas das músicas para representar uma “realidade alternativa”. Também vale a pena ver os clipes, que usam esse conceito e trazem muitas referências nostálgicas, como “De Volta Para o Futuro” e “Thriller”, de Michael Jackson (apesar de eu não ter gostado dessa última referência, pois achei um tanto exagerada).

Se tiver interesse pela história narrada nos clipes, é recomendável que os veja na seguinte ordem: “Dig Down”, “Thought Contagion”, “Something Human”, “The Dark Side”, “Pressure”, “Algorithm”, “Break it to Me” e, por fim, “Blockades”. É uma narrativa muito interessante, que de início nos parece aleatória, mas que se conecta perfeitamente no último clipe. A seguir, deixo meu TOP 5 de músicas favoritas desse álbum maravilhoso! 

5 – Blockades         
A experiência que tive com essa faixa é mais relacionada ao clipe, pois ele interliga todos os anteriores e faz com que tudo ganhe significado. Além disso, é inegável que é uma música muito enérgica e gosto como ela usa elementos que se assemelham às trilhas sonoras de antigos jogos de fliperama. A letra é forte e fala sobre luta por sobrevivência em um mundo onde a vida parece artificial.


4 – Break it to Me
Se eu tivesse ouvido essa faixa sem saber que era do Muse, eu jamais poderia imaginar isso. A banda se torna quase irreconhecível nessa música. Nela sinto uma ideia de selvageria, que apesar de manter o eletrônico característico da banda, vai para um lado mais grunge. Gosto muito quando os artistas têm ousadia para tentar algo fora do que estão acostumados e percebi isso nessa música.


3 – Pressure
Na minha opinião, se fosse necessário escolher apenas uma música para ser single, com certeza deveria ser essa. É a música mais comercial do álbum, aquela que agrada a maioria das pessoas. Apesar de sua letra falar sobre pressão e desespero, a melodia é muito divertida. Amo essa segunda voz, o clipe maravilhoso com Terry Crews e o Matthew Bellamy cantando “pressure building”. 


2 – The Dark Side
Essa música tem poder desde o começo, com a guitarra mostrando sua força logo na introdução. É uma canção que fala de medo e de desejo por liberdade, e consegue expressar cada uma dessas coisas. O refrão é tão intenso que soa como uma súplica dramática e real. E quem gosta de “De Volta Para o Futuro” vai gostar desse clipe também. 


1 – Propaganda 
Ao começar a ouvir o álbum, cheguei nesta música e não conseguia seguir em frente porque antes tive que ouvi-la dezenas de vezes. Como uma música consegue ser agressiva, suave e sedutora ao mesmo tempo? E ainda com uma letra maravilhosa! No quesito criatividade acho que “Break it to Me” e “Propaganda” foram as vencedoras do álbum. E tenho certeza que essa “pro-pro-propaganda” não vai sair da sua cabeça depois de ouvir!


        Observação: gostaria de ter falado sobre "Algorithm" e "Thought Contagion" também, mas deixo apenas a dica para que ouçam o álbum todo. 

13 comentários:

  1. Olá!
    Eu conheci essa banda a partir do show que eles fizeram no Rock In Rio e achei o som muito bacana, além do vocalista ter uma ótima voz.
    As músicas são interessantes apesar de não ser uma crítica para falar mais detalhes. Gostei da sua seleção e escolha para um single de destaque.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  2. Não conheço a banda, mas estou comentando esta postagem ouvindo Propaganda, depois falo o que achei. Logo de cara notei a semelhança da capa com a arte de Stranger Things, assim como esse lance de ficção cientifica se sente na música que estou ouvindo e vamos ao que achei dela.
    Dá medo e daqui a pouco faz carinho kkkkk adorei, vou procurar a tradução e ouvir o álbum todo. A Blockades lembra alguns rocks que ouvia nos anos 90... pelo visto a banda tem bastante coisas que me agradam, valeu a recomendação.

    Beijokas.
    https://acabinedeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Há anos não ouvia Muse!! O_O
    Adorei sua postagem e gostei de todas as músicas, porque, apesar de ser relapsa, sou grande fã dessa banda! Vou ouvir o álbum completo =D

    ResponderExcluir
  4. Olá, Jéssica!

    Eu já tinha ouvido falar de Muse, claro, mas acredito que nunca tinha de fato escutado alguma música da banda. Tentei ouvir a primeira do seu Top 5 (em ordem decrescente) e a última (Propaganda) e a verdade é que não consegui.rsrs Não faz muito meu estilo e como sequer consegui ouvir as músicas não posso opinar sobre elas.

    Agora "Thriller" do Michael Jackson eu amo.kkkkkkkk... Deu até vontade de escutar agora.rsrs

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi! Já fui muito fã do Muse em algum momento da minha juventude, que eu não me lembro exatamente qual foi. Tinha todos os cd's e sabia sobre quase tudo que eles lançavam. Hoje eu não escuto mais e confesso que também quase não reconheci em algumas músicas. E mais, estão tão diferentes que achei legal ouvir de novo. Obrigada pelo post!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma relação curiosa com essa banda: algumas músicas deles eu amo, outras não tenho a menor paciência para ouvir! Rs... Acho que tem dia que as músicas combinam mais com meu estado de espírito e outros nem tanto!! Rs...
    Achei interessante essa análise que você fez do trabalho deles como um todo e também das músicas de maneira mais individualizada!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Poxa vida, eu amo Muse mas to me sentindo uma fã fajuta porque nao fazia ideia do lançamento haha quero ouvir o quanto antes! Amo essa pegada mais critica que eles tem.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Ainda não tinha visto o álbum novo dessa banda.
    Adorei os temas abordados nas, uma pena que eu não tenha curtido algumas das músicas mencionadas nesse post. (talvez por causa do ritmo)
    Gostei da análise que você fez e como da para perceber que você realmente curtiu as músicas.
    Vou adicionar as músicas que gostei na minha playlist.


    Beijos
    FLeituras

    ResponderExcluir
  9. Eu sou muito alienada quanto à múscia em inglês, mas tenho uma amiga que ama o Muse e como você, ela não estava muito confiante no CD todo. Eu gostei muito da música Propaganda e ouvi mais de uma vez, só no seu post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?
    Da Muse eu só conhecia a música que tocou no primeiro filme de crepúsculo rs Mas achei super legal o conceito do álbum e as músicas que você selecionou. Como eu adoro um som de guitarra e adorei a mensagem que a música trouxe, a minha favorita foi The Dark Side!
    Adorei o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu acho que ainda não tinha ouvido nada da banda. Bati o olho na capa do álbum e lembrei mesmo de Stranger Things. Amei os clipes, o visual, a sonoridade, gostei muito de ver seus comentários sobre as cinco canções, e a minha favorita, a que mais gostei de ouvir, foi The Dark Side.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Acompanhei o Muse na época mais popular quando saiu várias músicas nos filmes de Twilight, e depois não ouvi mais falar. Recentemente li rapidamente algo sobre eles mas acabei deixando para depois. Seu post me fez lembrar e já anotei as dicas dos clipes aqui para conferir.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Sou bem por fora do cenário musical atual, minhas referências são das músicas que marcaram minha adolescência e que escuto sem parar até hoje. Então eu ainda não havia ouvido/lido nada sobre esta banda, apesar disso me interessei por algumas características deste novo disco e pretendo ouvi-lo assim que tiver um tempinho.

    Abraços!

    ResponderExcluir